Cerimônia realizada no Ciep 320 Ercília Antônia da Silva reuniu cinco turmas de formandos do Ensino Médio da unidade
Uma celebração inesquecível, com a sensação de dever cumprido. Na última sexta-feira (13/12), foi realizada a colação de grau de 79 alunos do Ciep 320 Ercília Antônia da Silva, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reunindo toda a comunidade escolar para celebrar este importante rito. Após a tradicional cerimônia, realizada na quadra do colégio, que foi ornamentada pelos próprios formandos, aconteceu um baile, para celebrar o novo tempo que se anuncia para estes estudantes que, com certeza, levarão as lembranças do Ciep para o resto de suas vidas.
– Estamos aqui vendo lindas histórias de superação, de mais uma nova geração se formando no nosso querido Ciep 320. Para nós, é um momento de muita alegria, pois estamos formando jovens que, com seu protagonismo, se preparam para serem agentes transformadores, que levarão os bons valores aprendidos aqui para suas famílias e para seu futuro – destacou o diretor-geral do Ciep, Rafael Coelho da Silva.
Após longos anos de estudo, chegou, para estes estudantes, o momento da formatura no Ensino Médio, fechando um ciclo escolar e iniciando uma nova jornada rumo ao Ensino Superior e, com isso, a iniciação de uma carreira no mercado de trabalho. A cerimônia, realizada na escola, contou com a presença de familiares, professores e amigos, que lotaram o espaço para prestigiar este momento especial na vida dos jovens formandos.
– A conclusão do Ensino Médio é um dos marcos mais significativos na vida de qualquer estudante. É a transição para o próximo capítulo de nossas vidas, onde novas oportunidades e responsabilidades nos aguardam. Durante todo este ciclo, foram momentos que levaremos para sempre e nos lembrarão de onde viemos e do quanto crescemos. A festa de formatura é uma celebração de todas essas experiências.– enfatizou a formanda Maria Clara da Silva Amado, de 17 anos, agradecida pelo carinho de todos da escola para a sua formação, tanto acadêmica como pessoal.
Os últimos dias dos alunos da unidade no Ensino Médio foram marcados por atividades especiais. A escola, por exemplo, organizou um passeio especial para eles, em um sítio, com direito a churrasco, música e muita alegria.
– Está sendo especial tudo o que estamos vivendo. Aprendemos muito mais do que as lições na sala de aula. Aprendemos a conviver e a respeitar as diferenças, a ter mais empatia e saber compartilhar. Acho que poderia até ter aproveitado mais, mas não me arrependo e estou muito feliz em dizer que me formei no Ciep 320 – comentou o formando Carlos Eduardo de Souza, de 17 anos.
Este tradicional rito de passagem deixou saudades em todos na unidade, e não apenas nos alunos. A formatura veio para brindar todo esse esforço, sendo uma celebração que envolve também professores e toda a comunidade escolar.
–. Nesse momento de transição, o que está em jogo não é apenas a conclusão de conteúdos curriculares, mas também o amadurecimento do sujeito enquanto indivíduo e cidadão. Estamos certos de que, ao atravessarem essas portas pela última vez como estudantes do Ensino Médio, nossos alunos não carregam apenas o saber acumulado, mas também a potência de uma reflexão crítica, a força para enfrentar as adversidades e a capacidade de transformar o mundo ao seu redor – declarou a professora Fernanda Laia, doutora em Língua Portuguesa.
A unidade de Caxias tem se destacado com diversas atividades durante todo o ano, com a nova gestão que assumiu a escola em 2024. Um dos grandes destaques do ano foi o projeto ‘320 em Cordel’, um dia em que a escola se transformou num pedacinho do Nordeste na Baixada Fluminense, com apresentações, caracterizações e comidas típicas. Ali, todos puderam se aperfeiçoar no processo de aprendizagem, transformando, de forma criativa e na prática, alguns dos obstáculos pedagógicos do cotidiano escolar em metodologias lúdicas, expressivas e interativas.
– Foi um orgulho estudar no Ciep 320. A escola nos estimula a interagir e aprender na prática. Nosso país é imenso e com muita história, e eventos como o do cordel foram importantes para todo o processo de aprendizagem. Aqui é fantástico, uma excelente escola, onde somos incentivados a viver todo o conteúdo que nos foi passado de uma forma muito divertida – disse Larissa de Almeida Silva, uma das formandas de 18 anos e que foi a “Maria Bonita” no ‘Cordel do 320’.
A colação de grau do Ensino Médio, diferentemente da formatura do Ensino Superior, não é obrigatória. No entanto, é um momento significativo e marcante na história destes estudantes. O evento consagrou o esforço e a dedicação dos jovens ao longo de sua jornada acadêmica. Ali, o aluno pôde rever e relembrar toda a sua história, além de prestar diversas homenagens às pessoas que fizeram parte da caminhada de cada um deles até este dia marcante.
– Ao olhar para trás, o que mais me marcou na escola foram os laços que criei Cada risada, cada conversa e cada apoio nos momentos difíceis deixaram uma marca linda no meu coração. Este é o momento de celebrarmos nosso presente, honrarmos nosso passado e olharmos com esperança para o futuro – concluiu a jovem Maria Clara.
A iniciativa dos alunos da 3ª série do Ensino Médio foi, sem dúvida, um sucesso, proporcionando não apenas a conclusão de uma fase acadêmica, mas também o início de novos desafios e oportunidades. Foi uma noite mágica, de que todos estão preparados para seguirem seus projetos de vida. Que essa conquista seja apenas o primeiro passo de uma jornada repleta de realizações para estes jovens talentosos.
– Parabéns a todos vocês por esta importante vitória! A formatura dos nossos jovens nos enche de orgulho. Que este momento não seja apenas o início de uma carreira, mas que possa ser repleto das melhores memórias afetivas, que contribuíram para o projeto de vida de cada um – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.