CDL Petrópolis destaca movimento do comércio para o Natal e Ano Novo

Lojas fazem horários estendidos e promoções

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis estima um forte movimento no comércio da cidade durante os últimos dias que antecedem o Natal, impulsionado pela abertura estendida das lojas. Com horários flexíveis, acordados diretamente entre lojistas e funcionários, o objetivo é atender à crescente demanda dos consumidores que buscam presentes, roupas, acessórios e alimentos para as festividades. A busca por roupas e acessórios para o Ano Novo também impulsiona a demanda neste período.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o varejo nacional deve movimentar R$ 69,75 bilhões neste Natal, representando um aumento real de 1,3% em relação ao ano passado. Em Petrópolis, há expectativa de uma dinâmica positiva, especialmente em setores como vestuário, calçados e acessórios, que respondem por quase 29% do total das vendas no período. Além disso, itens de alimentação, como panetones, vinhos e chocolates, continuam entre os mais procurados, tanto no varejo quanto em lojas especializadas​.

Deixar as compras para última hora é também uma tradição no Brasil. Outro ponto que influencia à ida às compras mais perto da data é o pagamento da última parcela do décimo terceiro salário. As lojas em Petrópolis abrem sábado e domingo, na segunda, dia 23 e ainda no dia 24, véspera de Natal, cada ponto comercial praticando horário acordado com os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria, mas a expectativa é de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h.

Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, comenta sobre o cenário local: “As festas de fim de ano são tradicionalmente um momento de alta no comércio, e estamos otimistas com o movimento em nossa cidade. A abertura estendida das lojas é uma forma de atender melhor os clientes, proporcionando mais conforto para realizar suas compras. Além disso, o setor de alimentos tem mostrado um crescimento importante, complementando as vendas tradicionais de roupas e presentes.”

Outro ponto de destaque é o crescente volume de compras digitais, que tem se somado às vendas físicas, ampliando o alcance dos lojistas. Mohammad acrescenta: O comércio digital é um aliado importante para os lojistas, especialmente nesta época do ano. Muitos clientes fazem suas escolhas online e finalizam a compra nas lojas físicas, o que cria uma sinergia interessante.”

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida