BR-495, via de acesso a localidades de Itaipava, é essencial para a mobilidade urbana

UNITA destaca a importância de soluções para a estrada que é acesso a localidades como Benfica, Madame Machado e Vale do Cuiabá

A BR-495, que liga Petrópolis a Teresópolis, é uma rodovia federal que perpassa várias localidades de Itaipava e merece a aplicação de soluções e recursos para que seja mais segura e garanta a mobilidade de boa parte dos moradores dos distritos. No trecho antes da “subida da serra” de Teresópolis propriamente, a estrada Philúvio Cerqueira é uma importante via de acesso a localidades de Itaipava como Vale do Cuiabá, Madame Machado e Benfica. É sobre este trecho, principalmente até Benfica, que impacta na mobilidade e qualidade de vida que a Unita – Unidos por Itaipava, destaca a evidência de investimentos pelo governo federal e pleiteia obras incluídas na licitação da BR-040.

A estrada neste percurso, além de ser usada por veículos pesados, é acessada por ônibus urbanos e carros de passeio de moradores. Há uma grande circulação de motos e ciclistas e o trecho necessita de acostamentos adequados, sinalização e iluminação.  Via estratégica para a mobilidade e o ecoturismo, conectando importantes municípios da Região Serrana, a BR-495 impacta diretamente na mobilidade urbana do distrito.

Diante desse cenário, o movimento UNITA – Unidos por Itaipava reforçou a necessidade de incluir melhorias significativas na BR-495 no processo de licitação previsto para 2025 da rodovia BR-040. A entidade destaca que as duas rodovias, não apenas facilitam o trânsito entre as cidades, mas também são fundamentais para o ecoturismo e o dia a dia da população local. O assunto já foi levantado por instituições como NovAmosanta e Sicomércio, e a Unita faz coro com a iniciativa.

“Essa rodovia é importante para a mobilidade e para o ecoturismo da nossa região, mas as condições atuais precisam ser revistas. Precisamos de investimentos robustos para transformar a BR-495 em uma estrada mais segura e eficiente, assim como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fez com a obra da União e Indústria”, aponta Alexandre Plantz, presidente da UNITA.

A licitação da BR-495 está vinculada ao processo de concessão da BR-040, cujo edital de concessão deve ser publicado no primeiro trimestre de 2025. Entre as intervenções previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER), está a construção de uma ponte de acesso ao distrito de Itaipava no quilômetro 34 da BR-495. Essa nova conexão facilitaria a interligação entre as estradas e beneficiaria o trecho urbano da rodovia para as localidades de Itaipava.

Para Fabrício Santos, secretário da UNITA, o momento é ideal para que a população e as lideranças regionais se mobilizem em defesa de melhorias efetivas deste trecho na rodovia. “Estamos acompanhando de perto as discussões e exigindo que a segurança viária esteja no centro do plano de concessão. A BR-495 conecta cidades, fomenta o turismo e é vital para o desenvolvimento econômico. Precisamos que essa via, no perímetro urbano, esteja condizente”, enfatiza.

Foto: divulgação

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