Meteorologista apresenta tendências climáticas para Verão 2024-2025

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologista, (INMET) apresentou durante uma entrevista exclusiva para a TV Correio da Manhã, as tendências climáticas para o verão 2024-2025. A estação começou no dia 21 de dezembro, às 6h20 em todo o Brasil.

De acordo Anete, uma das principais características da estação, é maior incidência de raios solares na parte Sul do planeta, do que na parte norte, fator que gera dias mais longos que as noites, ou seja sol nasce mais cedo, e se põe mais tarde. “Além disso, o verão coincide com o auge da estação chuvosa na Região Sudeste no Brasil, e consequente no estado do Rio De Janeiro”, disse Anete.

As pancadas de chuva nos fins de tarde, as famosas “chuvas de verão” se tornam mais frequentes durante a estação. elas ocorrem devido intensificação do ciclo diurno de aquecimento, disponibilidade de humidade e formação de nuvens de chuva, durante a estação. “Essas pancadas de chuva podem ter intensidades diversificadas dentro da mesma região. Numa mesma cidade pode-se chover muito forte num ponto, e nem tanto em outro”, afirmou.

Outra característica ddo verão é o estabelecimento das Zonas de Convergência do Atlântico Sul, quando ocorrem as passagens de frentes frias no litoral das Regiões Sul e Sudeste. Nos dias em que as nuvens controlam as temperaturas, normalmente também acontece pouca amplitude térmica, ou seja, as temperaturas mínimas e máximas ficam próximas umas das outras. “Nesse sistema fica uma banda de nebulosidade cobrindo boa parte do país, o que mantém toda a área que está sob atuação dela com condição de chuva por dias consecutivos. E além disso, as temperaturas são fortemente reguladas pela quantidade de nuvens sob as regiões”, afirmou a meteorologista.

Além de todas as características gerais do verão, a cidade de Petrópolis na Região Serrana do Rio, vem sofrendo nos últimos anos, com as fortes chuvas da estação. Desde 2022, enchentes, deslizamentos e diversas outras ocorrências foram registradas na cidade durante os meses do verão. Mas apesar do histórico recente, Anete explica que, neste verão são esperadas chuvas dentro normalidade histórica, em todo estado Do Rio De Janeiro. “Nós esperamos que janeiro tenha chuvas dentro da normalidade em todo estado Rio de Janeiro. Com chuvas frequentes, e temperaturas acima da média. Fatores que vão gerar um número menor de Zonas de Convergência do Atlântico Sul, e as chuvas vão acontecer em forma das típicas pancadas de tarde, que são comuns nesta época do ano”, concluiu a profissional do INMET.

Foto: Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida