GEDEN inicia 11º Ciclo de Formação de Voluntários para Emergências

No domingo, 12 de janeiro, o Grupo Especializado em Desastres Naturais (GEDEN) deu início a mais um ciclo de formação de voluntários com uma aula inaugural de oito horas de duração. Durante a atividade, realizamos um simulado, de retirada de vítimas de deslizamentos e alagamentos, e apresentamos o Método START (Simple Triage and Rapid Treatment), amplamente utilizado em situações de desastres e emergências com múltiplas vítimas. Esse método facilita a categorização e o atendimento rápido, permitindo que os socorristas priorizem o tratamento com base na gravidade das lesões.

O ciclo, que se estende por aproximadamente três meses, oferece uma visão abrangente sobre diversas vertentes relacionadas a calamidades, como gerenciamento de abrigo, comunicação de emergência, resgates e ações de resposta humanitária. Após essa etapa, os voluntários poderão se especializar na área de sua maior identificação, capacitando-se para agir com rapidez e conhecimento em momentos críticos, contribuindo assim para a comunidade e para os órgãos públicos.

“Nesta formação, do ciclo 11, contamos com a inscrição de 205 participantes, onde 50 fizeram o simulado, junto com 20 instrutores voluntários do GEDEN. Compareceram ainda representantes de oito municípios do estado do Rio de Janeiro, um do Chile e um da Venezuela. O programa de preparação visa fortalecer a capacidade da comunidade em situações de emergência, incluindo períodos de chuvas com alagamentos e deslizamentos, além de estiagens com incêndios florestais. O foco também está na ação preventiva, onde a conscientização e o preparo da população podem fazer toda a diferença”, explicou o presidente do GEDEN Nenem Peixoto.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida