Maior evento mundial do varejo elenca 25 tendências encabeçadas pelo uso da Inteligência Artificial

Maior evento de varejo mundial, o NRF Retail Big Show começou domingo, em Nova Iorque, e segue com agenda intensa até terça-feira (15). Mas o evento, que está em sua 115ª edição, já elencou as tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação em 2025. A Inteligência Artificial está no topo desta lista de revolução do varejo. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis aponta a necessidade de o comércio local aderir à era digital, transformando e ampliando os negócios de acordo com o que o consumidor vem buscando em inovação.

Entre as 25 previsões divulgadas no evento, destaque para o papel central da Inteligência Artificial (IA) em moldar o futuro do varejo. Soluções como IA generativa, assistentes virtuais interativos e ferramentas de personalização avançada prometem revolucionar a forma como os consumidores interagem com marcas e produtos. Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e o uso de big data também figuram como elementos cruciais para criar experiências mais imersivas e personalizadas.

Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, reforça a importância de acompanhar as mudanças tecnológicas. “A adoção de inovações como a IA não é mais opcional; é essencial para garantir competitividade e atender às novas demandas dos consumidores. O comércio local precisa estar preparado para essa transformação, integrando tecnologia e estratégias inovadoras.”

Outras tendências destacadas incluem a expansão do uso de robôs no varejo, desde a automação de estoques até o atendimento ao cliente, e o crescimento do comércio eletrônico aliado a lojas físicas em formatos híbridos. O evento também prevê uma maior preocupação com sustentabilidade e práticas de consumo consciente, com empresas investindo em economia circular e redução de desperdícios.

Para Mohammad, a adaptação a essas mudanças exige planejamento e acesso a recursos. “Nosso papel na CDL é apoiar os empresários nessa transição, oferecendo suporte, capacitação e parcerias que facilitem a implementação de soluções tecnológicas, além de fomentar o diálogo sobre inovação no setor”, afirma, destacando a importância de estar conectado com o evento que ocorre desde 1910 influenciando o setor varejista globalmente e que é considerado essencial para quem deseja se manter competitivo.

O NRF Retail Big Show segue como um espaço vital para discutir o futuro do varejo, inspirando empresas ao redor do mundo a repensarem suas estratégias para atender a um consumidor cada vez mais exigente, conectado e consciente.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida