Mais de 7,8 mil imóveis são visitados em Petrópolis durante o primeiro levantamento do LIRAa de 2025

Mais de 7,8 mil imóveis foram visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) entre os dias 6 e 9 de janeiro, durante a realização do primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.

O prefeito Hingo Hammes destacou a importância das ações preventivas. “Foram 7.883 imóveis visitados em poucos dias. Isso demonstra o esforço contínuo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é uma prioridade. Pedimos que a população continue fazendo sua parte, eliminando criadouros e colaborando com os agentes em suas visitas”, disse.

Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, foram os mais comuns, representando 25 focos.

O secretário de Saúde, Luis Cruzick, reforçou o alerta. “Embora o índice geral tenha sido satisfatório, o Aedes aegypti exige atenção contínua. Estamos intensificando as ações em regiões que apresentaram criadouros e reforçando a orientação à população. O envolvimento de todos é essencial para evitarmos surtos de doenças no município”, destacou.

A Prefeitura segue com o trabalho preventivo em toda a cidade, com visitas regulares dos agentes e ações de conscientização. “A população pode contribuir com medidas simples, como eliminar água parada em recipientes e descartar corretamente objetos que possam acumular água, prevenindo a proliferação do mosquito”, conclui o prefeito.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida