Novo edital de concessão da BR-040 no trecho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais é aprovado pela ANTT: Nova subida da serra será contemplada no projeto

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a publicação do edital de concessão do sistema rodoviário composto pelas rodovias BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO). A decisão foi tomada durante a 88ª Reunião Extraordinária de Diretoria, realizada nesta sexta-feira (17). O leilão, previsto para o dia 30 de abril de 2025, tem como objetivo viabilizar a exploração de 218,9 quilômetros da rodovia.

O edital prevê “obras de infraestrutura e a prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoramento, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação da capacidade do sistema rodoviário composto pelas rodovias”, conforme divulgado pela ANTT.

“Esta é uma demanda muito importante, não só para Petrópolis, mas também para outros municípios cortados pela BR-040. Estive em Brasília, em dezembro, junto com o deputado federal Hugo Leal, no Ministério dos Transportes, tratando da importância de termos mais celeridade no processo e, principalmente, garantindo que ele contemple as obras da Nova Subida da Serra e as melhorias de manutenção”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

Ainda de acordo com a ANTT, o edital será publicado na edição de segunda-feira (20/1) do Diário Oficial da União e estará disponível, juntamente com seus anexos, na seção de Novos Projetos de Concessão de Rodovias (BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO)) no portal da ANTT.

“Finalmente. São anos de luta por uma rodovia melhor para todos. Agradeço o apoio das demais entidades. Fecomércio-RJ e Sicomércio Petrópolis acompanham os trâmites desde o início, e para todos nós esta é uma ótima notícia. Precisamos da Nova Subida da Serra, de segurança e das melhorias que já foram pontuadas para a ANTT e o Ministério da Infraestrutura”, completou o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

O projeto prevê solucionar o trânsito na Subida da Serra de Petrópolis com a ampliação da capacidade da rodovia, incluindo uma faixa adicional entre o km 80 (interseção de Duarte da Silveira) e o km 102 (praça de pedágio de Xerém), resultando em três faixas de tráfego por sentido. Também está prevista a finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão, cujas obras já foram iniciadas. As intervenções incluem a desobstrução, o reforço estrutural e a estabilização do túnel em construção até o final do segundo ano de concessão, abrangendo sondagens, estudos e dimensionamentos técnicos necessários, além da manutenção e operação da pista de subida.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Samir el Ghaoui, os novos investimentos na BR-040 devem potencializar a economia da cidade.

“Petrópolis tem muito a ganhar com este novo momento. Um dos principais critérios para a escolha de um local para a abertura de grandes empresas é a facilidade de acesso logístico. Hoje, as condições da serra e a infraestrutura geral da BR podem ser consideradas um entrave. A expectativa de novos investimentos tende a atrair não só empresários, mas também um maior fluxo turístico”, destacou.

Ainda de acordo com o edital, após a liberação da nova pista de descida, a concessionária será responsável pela recuperação completa do pavimento rígido da atual pista de subida. As obras referentes à Nova Subida da Serra serão concluídas integralmente até o sexto ano de concessão, com algumas intervenções sendo finalizadas já no quinto ano de contrato.

Sobre o leilão

Conforme divulgado pela ANTT, o critério do leilão será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, assegurando o cumprimento dos compromissos firmados em contrato com o menor custo para o cidadão.

O projeto de concessão abrange os seguintes trechos:

• Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro.

• Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.

• Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.

• No total, o trajeto vai de Juiz de Fora (MG) a Itaipava (RJ).

Serão investidos R$ 8,8 bilhões no total (CAPEX: R$ 5 bilhões / OPEX: R$ 3,8 bilhões). Entre as melhorias previstas, destacam-se:

• 13,1 km de duplicação;

• 86,6 km de faixas adicionais;

• 11,7 km de ciclovias;

• 3 túneis;

• 14,6 km de vias marginais;

• 13 correções de traçado;

• 13 viadutos;

• 12 passarelas;

• 32 pontos de ônibus;

• 1 área de escape;

• 1 ponto de parada e descanso para caminhoneiros;

• 7 passagens de fauna.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida