Hingo Hammes assume presidência do CimSerra e reforça união entre os 15 municípios da Região Serrana

O prefeito Hingo Hammes, tomou posse nesta quarta-feira (22) como presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana (CimSerra). O evento contou com a presença de representantes dos 15 municípios consorciados, vereadores, autoridades, sociedade civil, universidades e o secretário executivo do CimSerra, Leonardo Sarmento Charles, que realizou a leitura da ata. Esta é a segunda vez que Hingo assume a presidência do consórcio, cargo que ocupou pela primeira vez em 2021.

Na abertura da solenidade de posse, Hingo destacou a importância do CimSerra desde 2021 e a relevância da união entre os municípios para enfrentar desafios. “Em 2021, encontramos o consórcio praticamente inativo e o resgatamos com diálogo e cooperação, especialmente durante o período crítico da pandemia. Hoje, o CimSerra está sendo aplicado para mais ações entre as cidades participantes. Nosso objetivo é fazer as coisas acontecerem de forma ágil e eficiente, sempre com a participação de todos, fortalecendo a região serrana”, disse.

O prefeito também anunciou que Petrópolis ficará responsável pelo planejamento de ações relacionadas à Defesa Civil, área em que a cidade é referência no país, e sugeriu iniciar debates para planejar atividades para os anos de 2026 e 2027 em diversas áreas além da saúde.

O vice-presidente eleito, Afonso Monerat, destacou sua participação na fundação do consórcio, em 2005. “É uma honra voltar ao CimSerra, agora como vice-presidente, e reforçar o papel essencial de envolver prefeitos, vices, vereadores e gestores no processo. O consórcio não só facilita a gestão da saúde, mas contribui para a eficiência administrativa de maneira geral. Essa união é fundamental para superarmos desafios e oferecer serviços de qualidade à população.”

Entre as novas lideranças do CimSerra, o secretário de Saúde de Petrópolis, Luis Cruzick, assumiu a presidência do Conselho Técnico, com Simone Sales, secretária de Saúde de Bom Jardim, como vice-presidente. Também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal: São José do Vale do Rio Preto, representado pela secretária de Saúde Cíntia Machado; Macuco, pela secretária Ana Paula Gonçalves; e Nova Friburgo, pelo secretário Gabriel Wenderroschy. A suplência ficou com Teresópolis, representada pelo prefeito Leonardo Vasconcellos.

Com uma proposta voltada à inovação, Hingo reforçou a importância de integrar tecnologia, cultura, esporte e turismo às ações do consórcio. “A Região Serrana precisa estar na vanguarda da inovação tecnológica. Isso passa por todas as secretarias e impacta diretamente na qualidade dos serviços. Também precisamos olhar para áreas que promovam saúde mental e lazer, como cultura e esporte. Estamos abertos ao diálogo e a novas propostas para otimizar e expandir nossos serviços, sempre em benefício dos 15 municípios que integram o CimSerra”, concluiu o prefeito.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida