Criação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero é aprovada

A vereadora Professora Lívia Miranda aprovou no dia 23 de janeiro, na Câmara Municipal de Petrópolis, a criação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero

A aprovação do Projeto de Lei Nº 1872/2025, para a Criação do Conselho Municipal dos Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero (COMDIS), é um feito histórico na cidade, que contabiliza casos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+.

O Conselho da Diversidade Sexual e de Gênero é um órgão consultivo e deliberativo, formado paritariamente por membros do governo municipal e da sociedade civil, para propor e fiscalizar políticas públicas de promoção e defesa dos direitos de pessoas da comunidade. O Projeto também institui o Fundo Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (FUNDIS) para captar e aplicar recursos em políticas públicas deliberadas pelo Conselho.

A conquista do Conselho abre espaço para pôr fim à invisibilidade desta parcela da população, que amplia o direito de viver em plenitude e de ocupar os espaços de importância social. Os direitos humanos e a política precisam incluir, proteger e fortalecer todas as pessoas, especialmente aquelas que há séculos têm sido marginalizadas e excluídas.

A vereadora se emocionou na plenária, enquanto expôs a importância deste avanço dos direitos sociais na cidade: “Esta vitória não é para a nossa mandata, é para a cidade, é da comunidade LGBT de Petrópolis, que algum tempo atrás ocupou esta casa numa audiência pública, em que a gente discutia a morte de pessoas. Agora, a gente cria um espaço de debate na cidade. É com muito orgulho que eu faço parte desta legislatura, que pode trazer orçamento com o fundo”, disse a professora.

É a vitória de cada pessoa que resistiu, que lutou, que sonhou com um futuro mais justo e de um novo capítulo na história da luta por igualdade, respeito e reconhecimento em Petrópolis.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida