Som & Luz no Museu Imperial pode significar aumento de 15% na ocupação hoteleira

Som & Luz no Museu Imperial pode significar aumento de 15% na ocupação hoteleira

O turismo em Petrópolis tem a perspectiva de aumento de 15% no número de visitantes  hospedados na cidade com o retorno do Som & Luz, no Museu Imperial, espetáculo que voltará a fazer parte dos eventos do município. O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros, participou domingo (02) da solenidade de lançamento de retorno da apresentação que, nos anos 2000, em sua estreia, marcou um boom no número de visitantes à cidade e contribuiu de forma significativa para incremento do turismo nos anos seguintes até sua interrupção, em 2019, em função da pandemia. O espetáculo somava 100 apresentações anuais e resultou em 419 mil expectadores em 17 anos.

“ O espetáculo, de alta qualidade e referência histórica, é uma experiência sensorial inigualável. O fato dele ser apresentado em dias de semana faz uma diferença brutal na ocupação hoteleira incluindo dias úteis. Para o turismo, a retomada do espetáculo é significativa”, define Fabiano Barros citando a capacidade de hospedagem que reúne 6,5 mi leitos em 120 hotéis e pousadas, a maior da região serrana.

A retomada do espetáculo foi anunciada pelo governador Claudio Castro ao lado do prefeito Hingo Hammes. Ele que ressaltou o investimento de R$ 1,7 milhão da concessionária Enel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, projeto que recebeu apoio do governo do estado. A  secretária  estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, falou sobre o empenho em retomar as apresentações destacando que o Museu Imperial é um dos patrimônios culturais mais importantes do Estado. O retorno das apresentações vinha sendo buscado pelo diretor da instituição, Maurício Ferreira, com a meta de renovação dos equipamentos usados.

“Em nome do PC&VB e empresas que a entidade representa, reforcei o pedido de sessões a partir de quarta-feira e também aos domingos. Pedimos ao diretor do Museu um encontro para discutir essas possibilidades que favorecem o turismo educacional e público da melhor idade”, completa Fabiano Barros.

Efeitos especiais e imersão na história

O espetáculo “Som e Luz” no Museu Imperial oferece uma experiência imersiva e única para os visitantes, recriando momentos emblemáticos do Segundo Reinado no Brasil. Com o uso de sofisticados efeitos especiais de iluminação e sonorização, a produção revive a história de D. Pedro II e transporta o público ao dia do baile das princesas. Durante o evento, as irmãs Isabel e Leopoldina são apresentadas a seus futuros maridos, o Conde d’Eu e o Duque de Saxe, enquanto a corte imperial sobe a serra para participar da celebração.

A narrativa leva os espectadores pelos jardins do museu, simulando a subida da serra, com uma iluminação cênica que acrescenta um toque mágico ao espetáculo. Ao chegar à fachada do palácio, os visitantes são surpreendidos pela reconstituição festiva de 150 anos atrás, onde, através das janelas iluminadas, é possível vislumbrar as silhuetas de D. Pedro II, sua família e a corte brasileira.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida