Prefeitura recebe novas doses de vacinas contra a covid-19

Vacinas estão disponíveis no Centro de Saúde e UBS de Itaipava

Petrópolis recebeu 1.810 doses de vacinas contra a covid-19. Os novos lotes foram entregues à Prefeitura na segunda-feira (03) e já estão disponíveis para aplicação no Centro de Saúde Coletiva e na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava. São 450 doses do imunizante do laboratório Moderna, para crianças menores de 12 anos, 1.190 da vacina Zalika, destinada para pessoas a partir de 12 anos de idade e 170 doses da vacina Pfizer Baby, que será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos.

A vacina Moderna é a versão XBB, uma atualização contra novas variantes do coronavírus. Ela é exclusiva para crianças menores de 12 anos. “A chegada dessas doses é um alívio para as famílias que aguardavam pela imunização de seus filhos. Vamos continuar com os esforços para garantir que cada criança tenha a proteção necessária contra a Covid-19”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Já a vacina destinada para pessoas a partir de 12 anos é uma oportunidade para imunizar adolescentes e adultos, especialmente aqueles que ainda não tomaram a vacina ou precisam da dose de reforço. “É muito importante que todos que estão nessa faixa etária busquem a vacina para completar o esquema de imunização. Estamos prontos para vacinar quem ainda não se vacinou e garantir que a proteção chegue a todos”, destacou o secretário de Saúde, Luis Cruzick. E a vacina Pfizer Baby é uma versão adaptada para a faixa etária infantil e é importante para garantir a proteção desse público contra a Covid-19.

Para todos os imunizantes, o esquema primário não permite a troca entre diferentes marcas. Ou seja, se uma criança tomou a primeira dose com a Pfizer Baby, deve continuar com a mesma vacina para a segunda dose. O mesmo vale para a Moderna.

“A gente pede que a população fique atenta à vacina que foi tomada e siga o esquema recomendado. Não é possível misturar as vacinas nesse esquema inicial”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Cavalcanti.

Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida