Prefeitura de Petrópolis inicia elaboração de Plano de Educação Ambiental

Petrópolis vai ganhar um Plano Municipal de Educação Ambiental, com o objetivo de envolver a população em ações educativas. A proposta, que visa tornar a cidade mais consciente e sustentável, foi discutida durante uma reunião entre representantes de diversas secretarias municipais, da Comdep e o do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

“O plano perpassa os muros das escolas e ganha as comunidades. O nosso objetivo é que ele seja um plano de ação executivo, não somente pela Comdep, mas por diversos órgãos e secretarias. Precisamos integrar esforços para atingir todos os públicos e sensibilizar a população de maneira efetiva”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

Durante a reunião, foram discutidas as contribuições das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Proteção e Defesa Civil, além do Comdema, que conta com uma Câmara Técnica de Educação Ambiental. “Precisamos unir e reunir esforços para saber para qual público queremos falar e de que forma podemos atingir cada um. O importante é que, juntos, poderemos realizar ações significativas de educação ambiental na cidade”, disse o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho Baninho.

A presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, destacou o papel das ações educativas em todas as faixas etárias. “Desde as crianças da Educação Infantil, que estamos preparando uma metodologia própria com atividades interativas e lúdicas, até os idosos, que também são um público importante nas nossas ações nas comunidades. Queremos que todos participem e se engajem em práticas como a coleta seletiva, compostagem e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos”, afirmou.

Para Bárbara Pellegrine, presidente do Comdema, a integração entre os diversos órgãos e entidades é essencial. “É fundamental que haja uma integração e uma união de forças entre os órgãos envolvidos, para que possamos dividir as atribuições e partir para as ações. O objetivo é sensibilizar a população petropolitana sobre a importância da preservação da natureza e de como cada um pode contribuir para melhorar nossa cidade”, comentou.

O plano de educação ambiental se configura, segundo a presidente da Comdep, como uma política pública intersetorial, com ações que buscam transformar a conscientização e os hábitos da população em relação ao meio ambiente, tornando Petrópolis uma cidade mais sustentável.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida