Licenciamento de 2024 está atrasado e a idade máxima está ultrapassada
Por Gabriel Rattes
Na noite desta quarta-feira (05), um grave acidente envolvendo um carro e um ônibus da empresa Turp Transporte, deixou pelo menos duas pessoas feridas na região da Posse, em Petrópolis. Segundo a empresa, testemunhas que estavam no local afirmaram que o veículo particular invadiu a contramão da pista em alta velocidade. O Correio Petropolitano apurou a documentação do coletivo, e constatamos que o licenciamento de 2024 está atrasado e que a idade máxima de circulação está ultrapassada, já que foi fabricado em 2012. Há uma resolução da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) que prevê que ônibus do tipo padron e convencional podem ter no máximo 11 anos de uso.
O coletivo 711 estava a caminho do Terminal Itaipava quando ocorreu o acidente na Estrada União e Indústria, na altura do número 28.700. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 21h50. A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a duas vítimas. Um homem de 40 anos sofreu ferimentos moderados e foi levado ao Hospital Santa Teresa, no Bingen. A segunda vítima, que estava no ônibus, foi encaminhada para a Unidade Pré-Hospitalar Alcides Carneiro, no distrito de Pedro do Rio.
Em nota, a empresa Turp informou que está apurando as possíveis causas do acidente, envolvendo o ônibus que operava a linha 711 – Posse. “A Turp Transporte ressaltou também, que o trecho do ocorrido, na Estrada União e Indústria, entre o Maanaim e Sumidouro, é um ponto crítico de acidentes, devido à falta de iluminação e a necessidade de melhorias na sinalização do trecho”, diz a nota enviada à imprensa.
Irregularidades
A CPTrans possui uma resolução que estabelece a validade dos veículos de transporte público da cidade. Segundo essa norma, ônibus do tipo padron e convencional podem operar no município por no máximo 11 anos, e micro-ônibus por até 8 anos. Como o ônibus envolvido no acidente foi fabricado em 2012, ele ultrapassa em dois anos a idade máxima permitida. Além disso, o site do Detran.RJ indica apenas o pagamento do licenciamento de 2023, o que aponta outra irregularidade.
Apesar da nota enviada à imprensa, a Turp Transporte não explicou por que o veículo irregular estava circulando em Petrópolis.
Linhas da Petro Ita
Em setembro de 2024, após o ex-prefeito Rubens Bomtempo ter declarado a caducidade do contrato com a Petro Ita, outras empresas de ônibus da cidade passaram a operar as linhas que antes eram da companhia. A Turp Transporte é uma dessas empresas. No entanto, em uma entrevista para o Correio Petropolitano Debate em outubro do mesmo ano, Bomtempo havia afirmado que publicaria o edital de licitação para a concessão definitiva dessas linhas. Até agora, porém, essa licitação não aconteceu, e os serviços continuam sendo prestados de forma emergencial, sem previsão de licitação.
A CPTrans, atual responsável pela fiscalização do transporte público, não respondeu às nossas perguntas sobre a última vistoria no coletivo de prefixo 6305 (envolvido no acidente de quarta-feira). Também tentamos obter informações sobre o futuro das linhas antes operadas pela Petro Ita, mas não recebemos retorno até o fechamento da matéria.