Prefeitura de Petrópolis volta a intensificar ações de combate à dengue

A conscientização aconteceu na Rodoviária do Bingen, no Terminal do Itamarati e no Calçadão do Cenip

Agentes de Combate às Endemias (ACE) e da Defesa Civil estiveram nesta quinta-feira (6) em pelo menos três pontos da cidade de Petrópolis para orientar a população sobre a importância de combater os criadouros do mosquito da dengue.

Eles distribuíram panfletos com orientações para a população na rodoviária do Bingen, no Terminal de Integração do Itamarati e no calçadão do Cenip, no Centro da cidade. Os agentes seguem ainda com visitas domiciliares para identificar possíveis focos. No mês de janeiro foram visitados 56.188 domicílios em todo o município.

O prefeito Hingo Hammes comemorou o avanço das ações de combate aos focos do mosquito. “Esses mais de cinquenta e seis mil domicílios visitados é resultado do nosso empenho nas ações de prevenção. Essa união da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil ajuda a evitar que a população sofra com doenças como dengue, zika e chikungunya.”

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado no início de janeiro, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.

Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, foram os mais comuns, representando 25 focos.

O secretário de Saúde, Luis Cruzick, destaca a importância da população no combate ao mosquito.“Precisamos muito do apoio e da união de todos para eliminar criadouros, principalmente nesse período mais quente do ano. Mesmo com o índice baixo, não podemos facilitar, medidas simples, como eliminar água parada em recipientes e descartar corretamente objetos que possam acumular água, fazem toda diferença”

Além das ações de sensibilização nos terminais e no Centro da Cidade, também foram enviados alertas à população via SMS sobre a proliferação do mosquito da dengue e a importância de eliminar os criadouros. As sirenes instaladas nas comunidades também emitiram alertas sobre a prevenção da doença. A ação de conscientização na cidade continua nesta sexta-feira (7).

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida