Ação da Prefeitura conscientiza banhistas sobre preservação ambiental e segurança na Cachoeira do Pinheiral

A Prefeitura realizou, neste sábado, uma ação de conscientização na Cachoeira do Pinheiral, no Bonfim, em Corrêas. A iniciativa, orientada pelo prefeito Hingo Hammes, reuniu diferentes secretarias municipais e teve como objetivo orientar os banhistas sobre a importância da conservação ambiental e os cuidados com a segurança na área.

A ação envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Proteção e Defesa Civil, além da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Durante a atividade, secretários municipais conversaram com frequentadores e reforçaram mensagens sobre o descarte adequado de resíduos e a atenção aos riscos naturais da cachoeira. “Estamos trabalhando de forma integrada para garantir que os moradores e turistas curtam Petrópolis, se divirtam, mas que seja uma experiência que não prejudique o meio ambiente, a segurança dos frequentadores e que o trânsito esteja ordenado para não prejudicar a passagem de veículos e linhas de ônibus”, afirmou o prefeito, Hingo Hammes.

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho, ressaltou a importância de práticas sustentáveis para a preservação da região. “Nossa cidade é um destino turístico muito procurado por suas cachoeiras. Precisamos que cada visitante tenha consciência e contribua para manter esses espaços limpos e preservados”, afirmou.

As secretarias atuarão durante todo o verão em todas as cachoeiras do município. “Nosso objetivo é garantir que os visitantes desfrutem das belezas naturais de nossa cidade com responsabilidade e segurança”, destacou o secretário de Turismo, Pablo Kling.

Além da preocupação ambiental, a ação também alertou sobre os perigos naturais da região. O secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Guilherme Moraes, enfatizou os riscos de cabeça d’água e mudanças repentinas no nível do rio. “É fundamental acompanhar a previsão meteorológica e, ao menor sinal de aumento no fluxo de água, sair imediatamente da cachoeira para garantir a segurança” disse. Durante a vistoria, foram encontradas garrafas de vidro e latinhas sobre as pedras, aumentando o risco de acidentes.

No aspecto da mobilidade, agentes da CPTrans orientaram motoristas sobre o estacionamento correto na área. O presidente da companhia, Luciano Moreira, reforçou a importância do respeito à sinalização. “Pedimos que os motoristas evitem estacionar em locais proibidos, pois isso pode comprometer o tráfego e até mesmo o acesso de veículos de emergência”, orientou

Moradora de Corrêas, Marina Silva fez um apelo para que turistas e banhistas se engajem na limpeza do local. “Frequento a cachoeira todo fim de semana e vejo muito lixo deixado para trás. Cada um pode fazer sua parte: levar uma sacolinha, recolher os resíduos e descartá-los corretamente”.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida