Petrópolis pode se tornar principal polo de IA do Brasil

Prefeito Hingo Hammes e a ministra do MCTI, Luciana Santos, visitaram o Laboratório Nacional de Computação Científica | Foto: Ascom/MCTI

Por Leandra Lima

O município de Petrópolis pode se tornar o principal polo de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), no Brasil, isso porque é na cidade que está localizado o supercomputador Santos Dumont, sediado no laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o equipamento tem total capacidade já que está entre os 100 computadores mais potentes do mundo e os mais rápidos da América Latina.

Em 2024, o supercomputador foi atualizado, com isso a capacidade de processamento passou a ser 20 petaflops, o que fez com que a máquina entrasse no ranking mundial dedicado à pesquisa científica. Com a nova modalidade, o computador será capaz de realizar 20 milhões de bilhões de operações matemáticas por segundo, oferecendo um poder de processamento sem precedentes.

Conforme o MCTI a ampliação foi viabilizada por meio de um projeto de cooperação com a Petrobras, que financiou o projeto com R$ 100 milhões. O upgrade é a primeira etapa do “Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA)” que visa transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da IA, especialmente no setor público. O PBIA promove ações em conjunto com o LNCC, que funcionará como um catalisador e um dos principais órgãos a criar soluções inovadoras em IA.

MCTI acompanha o desenvolvimento

Na última sexta-feira (21), a ministra da pasta Luciana Santos, visitou o Laboratório Nacional de Computação Científica, e realizou uma visita técnica pelo o supercomputador, com a orientação do diretor da sede, Fábio Oliveira Borges. Na ocasião, a ministra destacou a importância de se investir em tecnologia, colocando o país na corrida tecnológica.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado