“Ainda Estou Aqui” pode ser exibido em todas as escolas da rede municipalProjeto prevê exibição do primeiro filme brasileiro vencedor do Oscar, seguido de debate

Premiado como melhor obra estrangeira e indicado a outros dois prêmios no Oscar 2025, o filme “Ainda Estou Aqui” pode ser exibido em todas as escolas da rede municipal de ensino. A proposta, feita pelo vereador Thiago Damaceno, também prevê um debate com os alunos e profissionais da rede sobre o conteúdo apresentado no filme.

“Acredito que a escola tem que ser cada vez mais atrativa, indo além das matérias tradicionais e dialogando com outros fatores, como o cinema, que é uma ferramenta pedagógica poderosa, capaz de despertar a sensibilidade e ampliar a compreensão da realidade. ‘Ainda Estou Aqui’ aborda temas como identidade, memória, desigualdade e a luta por direitos, proporcionando uma abordagem acessível e envolvente para quem está na escola sobre um período da história do nosso país. Por isso, estamos propondo a exibição seguida de debate, para que os alunos também possam expressar suas percepções e desenvolvam argumentações e entendimentos sobre a sociedade onde vivem”, disse Thiago Damaceno.

O vereador, que protocolou indicação legislativa para que este projeto aconteça, destacou que esta é uma oportunidade valioosa para enriquecer o ambiente escolar e fortalecer o senso crítico dos alunos, contribuindo para uma educação humanizada e mais conectada com os desafios contemporâneos.

“Ainda Estou Aqui” conta a história do ex-deputado federal Rubens Paiva, preso por militares e, posteriormente, desaparecido, no período de maior truculência da ditadura militar. O filme é contado sob o prisma do drama familiar de sua esposa, Eunice Paiva, que, além de lutar para saber a verdade sobre o destino de Rubens Paiva, ainda precisa administrar e traçar um novo futuro para toda sua família.

O filme ultrapassou as barreiras do Brasil e impactou todo o mundo, recebendo o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro e concorrendo à categoria de Melhor Filme. Além disso, a protagonista, a atriz Fernanda Torres, também foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pela sua atuação como Eunice Paiva.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida