Itaipava necessita de sinalização ostensiva em trechos da Estrada União e Indústria

Após novo atropelamento, UNITA reforça a necessidade medidas mais eficazes para garantir a segurança viária

A associação UNITA – Unidos por Itaipava acendeu um alerta para a necessidade de uma sinalização mais ostensiva e medidas mais eficazes para garantir a segurança viária na Estrada União e Indústria. Desde sua fundação, o movimento empresarial vem solicitando melhorias na sinalização viária de Itaipava, incluindo a substituição e reforma de placas de trânsito e a implantação de medidas que garantam mais segurança para motoristas e pedestres.

O debate se intensificou após um atropelamento que aconteceu nesta semana, na altura do condomínio Granja Brasil, em um ponto onde há uma faixa de pedestre que é utilizada, incorretamente por motociclistas, como retorno. Empresários da região já sinalizavam a a possibilidade de novos acidentes no local, considerando episódios anteriores. A UNITA destaca que, apesar da existência de uma faixa de pedestres no trecho, motociclistas frequentemente utilizam o local de forma irregular para realizaram o retorno, o que aumenta o risco de atropelamentos e colisões.

A entidade está em diálogo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para buscar soluções que inibam esse tipo de infração. Uma das alternativas sugeridas é a instalação de barreiras físicas que impeçam a conversão irregular na faixa de pedestres. “Apenas sinalizar não tem sido suficiente, porque muitos condutores insistem em desrespeitar as regras de trânsito. É necessário um reforço na fiscalização e em elementos físicos que evitem essas manobras perigosas”, afirma Alexandre Plantz, presidente da UNITA.

Além disso, a associação defende que a segurança viária não depende apenas da infraestrutura, mas também da conscientização e do respeito às normas por parte dos motoristas. “Não se trata apenas de sinalização, mas de uma mudança de comportamento dos condutores. Temos alertado há anos sobre a necessidade de melhorias na mobilidade urbana da região”, complementa Fabrício Santos, secretário da UNITA.

Manobras irregulares, como retornos em locais proibidos, são frequentes em diversos trechos da Estrada União e Indústria, aumentando o risco de acidentes. A UNITA reforça que a simples presença de sinalização não tem sido suficiente para conter essas infrações. Medidas mais ostensivas, como barreiras físicas e a presença de agentes de trânsito, podem ajudar a inibir essas práticas e garantir maior segurança para motoristas e pedestres.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida