Deputado federal Pazuello apresenta conjunto de projetos de lei para melhorar a segurança pública em palestra em Petrópolis

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis e a Agência de Desenvolvimento do MercoSerra receberão o deputado federal general Eduardo Pazuello para uma palestra dia 21, às 10h,  abordando temas cruciais relacionados à segurança pública e à ordem urbana. O encontro vai abordar também a importância do engajamento da sociedade e do empresariado na promoção de uma cultura de segurança e responsabilidade compartilhada. A palestra será realizada na Locanda Centro Histórico (Avenida Ipiranga, 439).  As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp (24) 99280-1310.

“O evento será uma excelente oportunidade para os empresários locais entenderem como essas iniciativas podem impactar positivamente seus negócios e a comunidade”, afirma o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, ressaltando a posição de Petrópolis como cidade mais segura do Estado entre municípios com mais de 100 mil habitantes. “É uma colocação que precisa ser mantida. Mesmo neste patamar, há sempre o que melhorar aumentando a qualidade de vida”, completa.

Pazuello, coordenador do Grupo de Estudos de Segurança Pública do Rio de Janeiro (GESP/RJ), traz consigo a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo de sua carreira militar e política. Ele discutirá os 25 projetos de lei defendidos pelo GESP/RJ, que abrangem propostas nas esferas federal, estadual e municipal.  O grupo foi formado após um seminário sobre Segurança Pública realizado na Alerj em agosto de 2023, reunindo especialistas e representantes dos governos federal, estadual e municipal. Desde então, o GESP tem se reunido regularmente para alcançar os resultados atuais.

“É um momento muito propicio para realização deste fórum, uma vez que a legislação vigente está defasada e é urgente sua atualização. O Brasil necessita voltar a privilegiar a classe empresarial, que tanto trabalha e gera emprego e renda, mas se sente amedrontada e prejudicada pela marginalidade crescente que assola o país”, aponta Luiz Fernando Gomes, presidente do MercoSerra.

Entre os destaques  que serão apresentados por Pazuello estão 16 projetos no âmbito federal, sete no estadual e dois no municipal, todos voltados para corrigir lacunas na legislação penal atual, buscando mais eficiência na prevenção e repressão ao crime. Essas iniciativas visam, em última instância, garantir uma resposta mais rápida e justa às vítimas, além de fortalecer a segurança nos centros comerciais. Esses projetos têm como objetivo principal o aprimoramento da legislação penal para combater a violência urbana e a impunidade, promovendo uma justiça mais rápida e eficiente. Entre as propostas apresentadas estão novas medidas para as saídas temporárias de presos, critérios claros para a redução de penas, colaboração com o sistema privado de segurança e aprimoramento do crime de resistência.

A presença de General Pazuello com os empresários de Petrópolis reforça o compromisso do GESP/RJ em fomentar um diálogo aberto e colaborativo com diversos agentes da sociedade, buscando soluções duradouras para os desafios da segurança pública.

“Somente por meio do envolvimento de todos os setores da sociedade, conseguiremos desenvolver estratégias eficazes e duradouras para combater a criminalidade e fortalecer a ordem urbana. Acreditamos que a união de esforços entre o GESP/RJ, os empresários e a sociedade civil será fundamental para construir um ambiente mais seguro e próspero para todos”, afirma Cláudio Mohammad. 

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida