Prefeitura de Petrópolis implanta protocolo de classificação de risco ortopédico no Hospital Nelson de Sá Earp

O objetivo é dar prioridade para pacientes mais graves e agilizar o atendimento da população.

A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou nesta segunda-feira (24) um novo sistema de classificação de risco para o atendimento de ortopedia do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. Desta forma, um enfermeiro vai fazer o acolhimento do paciente e entender a gravidade do quadro de saúde dele para classificar como vermelho, amarelo, verde ou azul.

“Nossa maior preocupação é garantir um atendimento melhor no hospital, que é referência no atendimento de ortopedia, e assim reduzir filas e agilizar o serviço para a população” comentou o prefeito Hingo Hammes.

A equipe da unidade, que atende em médica 150 pacientes de ortopedia por dia, recebeu treinamento para o Protocolo de Manchester, que permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações. A classificação é feita através de uma consulta realizada por uma enfermeira, que também verifica os sinais vitais do paciente. Na triagem, os pacientes são divididos da seguinte forma: Emergência = vermelho; urgência = Amarelo; Pouco urgente = verde; E Não urgente = azul.

“É importante entender que não podemos deixar pacientes graves esperando e aqueles que estão sentido dor não podem ser atendidos depois de pacientes que não são urgentes. Desta forma, com organização, o serviço será muito mais eficiente”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.

O treinamento da equipe é feito por uma empresa que presta consultoria à Secretaria de Saúde desde 2014. O sistema de classificação de risco é o mesmo já implantado nas Unidade de Pronto Atendimento de Petrópolis.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida