PETROPOLITANAS: 3ª Jornada da Virada Climática aborda emergência ambiental

Evento reúne especialistas, sociedade e poder público | Foto: Unifase

A relação entre emergências climáticas e a vida cotidiana foi o tema central da 3ª Jornada da Virada Climática, realizada na última semana no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). O evento reuniu mais de 300 participantes, entre especialistas, representantes do poder público, sociedade civil organizada, professores, alunos e colaboradores da instituição. O encontro reforçou a importância do engajamento coletivo para enfrentar esse desafio global. Esteve presente na Jornada, como convidada, a superintendente de Emergência em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde, Silvia Cristina de Carvalho Cardoso.

COP 30 e realidade local

Professor e coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, Ricardo Tammela destacou a importância de conectar os debates climáticos globais à realidade local, mencionando a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Brasil este ano. “Nos eventos anteriores, discutimos as chuvas e as ondas de calor. Este ano, com a COP 30 no Brasil, consideramos essencial trazer essa discussão para Petrópolis, reforçando a ideia de pensar globalmente e agir localmente”, comentou Tammela.

Jovens petropolitanos são destaque na WorldSkills

Cobertura da visita de Vinicius Cardoso a Firjan Senai | Foto: João Gabriel Rothier

A Firjan SENAI sediou a Etapa Estadual da WorldSkills 2025, ou Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional do mundo. Durante os quatro dias de provas (de 25 a 28/03), realizadas simultaneamente em cinco unidades da federação pelo estado, com chance de representar o Brasil na WorldSkills Internacional de 2026, em Shangai. Os alunos da de Petrópolis venceram em duas categorias. Nathan de Souza Mendonça levou medalha de ouro em Tecnologias Web e Maria Eduarda Fiuza Da Cunha venceu em Tecnologia da Moda, que aconteceu na Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo.

Estratégia de vacinação antecipada

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai antecipar a vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia de vacinação começa nesta quarta-feira (2), cinco dias antes do que recomenda o Ministério da Saúde que havia marcado para iniciar no dia 7 de abril. O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para acontecer no dia 10 de maio. A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina previne agravamento.

Locais de imunização

Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Em Petrópolis a vacina está disponível em 16 salas de vacinação distribuídas pelo município. Na vacinação de rotina estão incluídas, gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade. Já o grupo especial inclui puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, entre outros.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado