PETROPOLITANAS: Cemaden divula alerta de risco Geo-Hidrológico

Alerta foi divulgado devido a possiblidade de chuva | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgou um alerta de risco Geo-Hidrológico para esta quinta-feira (03). Segundo o alerta, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Petrópolis, Volta Redonda-Barra Mansa, no Estado do Rio de janeiro, São Paulo e São José dos Campos (SP), devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade, especialmente no período da tarde, e gerar acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos de terra em áreas suscetíveis. O alerta moderado é o primeiro de quatro estágios.

Reunião intersetorial

O prefeito Hingo Hammes convocou nesta quarta-feira (02), uma reunião intersetorial para preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode trazer temporais com riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos. De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, com vigência entre a zero hora de quinta-feira (03) até às 23h59 de domingo (06), há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do dia.

MPF cobra recuperação da ponte do Arranha-Céu

Limitadores foram instalados no local | Foto: Ascom PMP

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no último dia 24, uma videoconferência para tratar de assuntos relacionados à ponte do Arranha-Céu, à licitação da concessão da BR-040, e à Estrada União e Indústria. A reunião contou com a participação de representantes do MPF, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRANS) e da associação Novamosanta. Conforme informado pelo Dnit, a ponte encontra-se em estado precário, com graves danos estruturais.

Projeto incluído no PROART

Durante a reunião, o Dnit comunicou que a recuperação da ponte foi incluída no Projeto PROART. O órgão informou que, em cerca de 30 dias, haverá uma perspectiva do que será necessário realizar na ponte, com levantamentos a cargo da Concremat, empresa supervisora das obras União e Indústria. O Dnit também informou que a obra não pode ser incluída no contrato de manutenção da Estrada União e Indústria. O MPF tem acompanhado o processo de concessão da BR-040.

ANTT questionada

Questionada ANTT sobre o futuro da ponte do Arranha-Céu, especialmente devido ao planejamento para a construção de uma nova estrutura no local. A ANTT confirmou que a nova concessão, cujo leilão está marcado para 30 de abril, com previsão de assinatura do contrato em 15 de agosto de 2025, prevê a implantação de uma nova ponte com duas faixas e outras melhorias, bem como a demolição da atual ponte até o 5º ano da concessão. Mas, foi ressaltado que a nova concessionária terá a obrigação de realizar intervenções emergenciais.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado