Situação de emergência: Prefeitura intensifica ações

Por Redação

A Prefeitura de Petrópolis decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana (sexta e sábado – 04 e 05/04). Em apenas 24 horas, a cidade recebeu mais de 300 mm de chuva na região do São Sebastião. O Independência teve 296,81 mm, o Alto da Serra registrou 295,81 mm, e o Chácara da Flora teve 248,2 mm, de acordo com os pluviômetros do Cemaden Nacional. Durante esse período, mais de 90 chamados foram feitos, relacionados a deslizamentos, quedas de árvores, desmoronamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros incidentes.

“O principal motivo é conseguir recursos, principalmente do Governo Federal, para restabelecimento da cidade, que fui muito afetada, em especial nas regiões do Alto da Serra e Independência, mais afetadas pelas chuvas que excede a capacidade de resposta do município, comprometendo sua infraestrutura de atendimento à emergência e de recuperação”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

O decreto de emergência inclui a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial; além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas. O decreto também prevê desapropriações de utilidade pública para garantir o atendimento da população

Ações de limpeza

Entre a tarde de sexta-feira (4) e às 19h40 de sábado (5), a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) executou diversas ações em resposta às chuvas. As equipes realizaram a remoção de árvores e galhos, limpeza das ruas, desobstrução de vias e recolhimento de resíduos em vários bairros.

Na manhã de domingo (06), as ações foram intensificadas. As equipes da Comdep atuaram na limpeza e desobstrução das vias. O Alto da Serra, Corrêas e Nogueira receberam o reforço das equipes e máquinas. Equipes da Defesa Civil também estiveram nas ruas, realizando as vistorias e atendendo aos chamados. De sexta-feira até a manhã de domingo, 113 chamadas foram abertas. Desse total, 93 foram registradas no sábado. Segundo o órgão, não houve registro de vítimas.

Chuva acima do esperado

Com o acumulado de mais de 300 mm de chuva em apenas 24 horas (índice registrado no sábado, 5 de abril), algumas regiões de Petrópolis receberam até 50% a mais do que a previsão para o mês inteiro de abril. A expectativa era de cerca de 200 mm para o mês, mas em São Sebastião, por exemplo, o Cemaden Nacional registrou 301 mm.

“Ainda estamos com acumulados de chuva alto e com isso ainda há risco de movimentação de massa, por isso é importante que as pessoas, principalmente as que moram em áreas de risco, fiquem atentas. Continuamos monitorando e fazendo as atualizações nas redes sociais da Defesa Civil e Prefeitura”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

Terceiro Distrito afetado

Neste sábado (05), as fortes chuvas que atingiram Petrópolis também causaram alagamentos em diversos pontos do terceiro distrito, especialmente em Itaipava, entre o Parque de Exposições e a entrada da rodovia BR-040. Estacionamentos, ruas, shoppings e imóveis ficaram totalmente submersos pela água. A Defesa Civil do município, às 15h50 do mesmo dia, chegou a abrir os pontos de apoio no terceiro distrito para atender à população afetada.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida