Governo Federal reconhece situação de emergência

Decreto prevê, entre outras ações, a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades | Foto: Ascom/PMP

Por Redação

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pela Prefeitura, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de semana. Em 24h, em algumas regiões de Petrópolis, choveu 50% a mais do que o esperado para o mês todo de abril, ultrapassando os 300mm. O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicado no domingo (06/04).

“O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) tem atuado de forma preventiva e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses atingidas pelas fortes chuvas. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, se deslocou para o Rio de Janeiro para coordenar os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais”, disse o Governo Federal em nota.

Com o reconhecimento do Governo Federal, Petrópolis pode iniciar as ações determinadas pelo decreto de situação de emergência, que foi publicado no sábado (05/04). “Esse reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil é muito importante para as nossas ações de restabelecimento da cidade”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

O decreto de situação de emergência prevê, entre outras ações, a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial, além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas.

Prefeitura continua trabalho de limpeza e desobstrução

A Defesa Civil recebeu de sexta-feira (04/04) até a manhã desta segunda-feira (07/04), 162 chamadas. Dentre elas: deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros. Segundo a DC, não há registro de vítimas.

As equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) atuaram na limpeza e desobstrução das áreas atingidas, com a retirada de árvores e galhos, limpeza de ruas em conjunto com a Águas do Imperador e órgãos do Governo do Estado.

As equipes estiveram na Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra; na Estrada União e Indústria, no CIEP de Corrêas; e no Esporte Clube Corrêas. Também houve frentes de trabalho na Rua Coronel Veiga, no Siméria, no Amazonas, na Vila Felipe e na região do Prado, em Corrêas.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado