Prefeitura de Petrópolis mobiliza equipes de saúde para o dia D contra a Dengue

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai mobilizar 79 Agentes de Combate às Endemias (ACE) para identificar e desfazer focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zica e Chikungunya. A ação vai acontecer neste sábado (12), dia D de combate à Dengue.

“Esse é um dia muito importante e a prefeitura estará nas ruas com ações de conscientização e combate aos focos do mosquito, mas precisamos da colaboração de todos nessa luta”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

Outras secretarias da prefeitura também vão participar das ações. A Defesa Civil vai enviar mensagens via SMS para os moradores de Petrópolis e material informativo para os núcleos comunitários de Defesa Civil (Nudecs). O objetivo é criar multiplicadores de informações de conscientização para eliminação dos focos. Na sexta-feira (11) o Programa Saúde na Escola fará uma palestra sobre arboviroses no Centro de Educação Infantil Tina Grazinolli, no centro.

“Sábado é dia de parar por 10 minutos e vistoriar a casa para conferir se existe algum foco do mosquito. Essa simples atitude da população já faz toda diferença”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.

A vacina contra Dengue também está disponível nas 16 salas de vacinação do município no horário de 9 às 16 h, inclusive neste sábado (12). A vacina é oferecida para adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

No mês de março, os Agentes de Combate às Endemias visitaram 48.224 domicílios. Além das visitas domiciliares, no sábado haverá panfletagem nos terminais rodoviários do Centro e do Itamarati e nas praças Visconde de Mauá e da Vila de Secretário.

As ações vão acontecer principalmente nas áreas com maiores focos do mosquito, identificadas pelo último LIRAa e vão contar com apoio dos postos de saúde locais. Segundo o levantamento, as regiões do Carangola, Vale do Carangola, Itaipava, Itamarati, Posse, Boa Esperança, Lajinha, Brejal e Vicenzo Riveti foram as que registraram maiores números de focos do mosquito.

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado no início de janeiro, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.

Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, foram os mais comuns, representando 25 focos.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida