Lavador de ônibus realiza sonho de voltar a estudar aos 62 anos em Petrópolis

Primeiro dia de aula é marcado por forte emoção e muito aprendizado

“Linha” e “ponto final” são alguns dos termos mais comuns e utilizados entre os profissionais que atuam nos ônibus, em Petrópolis. Mas, para João Souza Amorim, essas palavras começaram a ganhar outro sentido, na noite do último dia 07/04, em seu primeiro dia de aula. Aos 62 anos de idade, o rodoviário embarcou na “linha” do conhecimento, com destino à escola, substituindo o “ponto final” de um sonho, por uma vírgula, provando que nunca é tarde para “escrever” sua própria história.

Rodoviário há três décadas e contratado da Turp Transporte há 13 anos, João é exemplo de simpatia e dedicação na garagem da empresa, onde atua nos setores de limpeza e lubrificação. Pai de sete filhos e avô de quatro netos, teve a infância e os estudos interrompidos aos seis anos, para trabalhar em uma fazenda e ajudar os pais. Com o passar do tempo, o sonho de aprender a ler e a escrever ficou cada vez mais distante, até que recebeu incentivo dos colegas de trabalho.

“Soubemos da vontade que ele tinha em aprender e o sonho de retomar os estudos. Por isso, reunimos o setor de recursos humanos e a diretoria da empresa, que logo providenciou uma adequação no horário de trabalho dele, a imediata matrícula em uma unidade escolar, ganhando de presente o material necessário para iniciar os estudos”, contou Ariane dos Santos, responsável pelo departamento de gestão de pessoas.

Ao saber da novidade, João comemorou a oportunidade, garantindo que vai “tirar de letra” todos os ensinamentos, garantindo assim, a alfabetização. “Confesso que a vida inteira fiquei com um pouco de vergonha, por saber apenas assinar meu nome, mesmo sem entender direito as letras que estava escrevendo. A partir de agora, vou me dedicar o bastante, para traçar linhas de esperança, nesse meu caderno da vida”, disse, emocionado e com o tradicional sorriso no rosto.

A matrícula aconteceu na última sexta-feira (4), na primeira série do ensino fundamental, em uma escola municipalizada. Nesta semana, o tão aguardado primeiro dia de aula aconteceu, sob forte alegria, que contagiou os familiares e profissionais da empresa de ônibus, com direito a muitos aplausos.

“Não tenho muitas palavras para falar sobre o primeiro dia. Tenho letras”, brincou João, que começou a aprender as vogais na escola. “Já estou conseguindo pegar o jeito. Daqui a pouco, vou escrever muito e ensinar meus netos e, quem sabe, até os bisnetos”, destacou o estudante.

Segundo Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, participar da história de vida do João é gratificante para a empresa. “Ele tem o sonho de aprender a ler e a escrever, mas já está pensando no futuro, em ensinar outras pessoas. Por aqui, é essa mesma vontade que ele desperta nas atividades, fazendo sempre o melhor, pensando no passageiro que vai utilizar o ônibus. Temos muita alegria em ter pessoas como ele, atuando na empresa”, concluiu.

Nas redes sociais, o vídeo em que o profissional recebe o material escolar está viralizando, com mais de 20 mil visualizações. Para assistir, basta acessar o Instagram do Setranspetro, através do @setranspetro ou da Turp Transporte, através do @turp.transporte.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida