Benefícios da drenagem linfática vão além da estética

Melhora na oxigenação do corpo e da circulação sanguínea, venosa e linfática; ajuda no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas e também no combate ao inchaço e retenção de líquido. Estes são apenas alguns dos benefícios promovidos pela drenagem linfática. A técnica consiste em uma massagem feita com movimentos suaves, mantidos em ritmo lento, e que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. O procedimento sempre deve ser realizado por um especialista.

O sistema linfático é muito importante para a defesa do organismo contra vírus e bactérias. Mas quando a linfa se acumula entre os tecidos pode provocar dores e inchaços. “É justamente por meio da drenagem que a gente consegue desfazer esses edemas que se formam. A técnica também ajuda no combate a celulite, na redução de hematomas, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, e favorece a eliminação de toxinas”, explicou a especialista em pós-operatório Lucineide Gall, que atua na cidade de Petrópolis.

A drenagem linfática é recomendada para vários tipos de público, entre eles gestantes, pacientes que concluíram um tratamento contra o câncer, pessoas que sofreram lesões ou traumatismos, entre outros. Mas é importante sempre estar atento, pois em alguns casos a drenagem linfática pode piorar algum problema de saúde. Por isso, é importante sempre estar atento às contraindicações e, realizar o procedimento apenas com profissionais capacitados.

Lipedema

Recentemente discussões sobre o lipedema, doença vascular crônica que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas e algumas vezes nos braços, ganharam espaço na mídia, após a artista Yasmin Brunet falar sobre a condição da qual é acometida e os tratamentos que têm adotado para combater o problema. Além de mudanças na alimentação e acompanhamento médico, a drenagem linfática também é uma ótima aliada para atenuar os afeitos do problema.

“Ela ajuda a reduzir o inchaço e a dor, dois dos sintomas mais comuns e debilitantes do lipedema. Além disso, a técnica melhora a circulação, diminui a rigidez e contribui para uma melhoria na mobilidade geral”, explicou.

Foto: Gabriel Bordon

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida