Durante o fim de semana, o Partido Liberal (PL) de Petrópolis, divulgou um nota oficial referente ao processo na Justiça que alegava fraudes nas transferências para candidatos durante a eleição de 2024, divugou uma nota oficial, informando que “a justiça prevaleceu, novamente – e por unanimidade”. Na nota, o presidente do partido em Petrópolis, vereador Octávio Sampaio, informou que “tive convicção de que a verdade prevaleceria”, citou. Em dezembro de 2024, o MPE pediu a cassação da regularidade e das candidaturas do PL na cidade por supostas fraudes em cotas femininas e de pessoas negras. Após a vitória em primeira instância, o partido agora consegue mais uma, na segunda.
Edital para Cultura é lançado
A Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura – IMC, lançou, nesta sexta-feira (25), o edital Novas Linhas, que traz R$ 133 mil reais em recursos financiar projetos em cinco categorias da Cultura na cidade: capoeira, gastronomia, artesanato e literatura através da contação de histórias. Os recursos são provenientes de valores financeiros remanescentes da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB de fomento à cultura. Esta lei de financiamento é destinada à sociedade civil e visa o respeito à diversidade, à democratização.
Petrópolis marca presença no MTM – Minas Travel Market
Com um estande próprio, Petrópolis marcou presença no MTM – Minas Travel Market, que aconteceu na quinta e sexta-feira (24 e 25 de abril), em Belo Horizonte. O evento reúne mais de três mil profissionais de turismo de todo o Brasil, com uma programação diversificada que inclui feira, capacitações e rodadas de negócios. Além de promover as belezas naturais e culturais, Petrópolis também apresentou durante o evento o calendário unificado de eventos e o personagem Santos Dumont para interagir com os participantes e promover os atrativos turísticos da cidade. O MTM é visto como um evento essencial para o trade turístico, fortalecendo conexões e impulsionando o mercado.
Oportunidade de crescimento
“O MTM é uma oportunidade para mostrarmos a riqueza cultural e histórica de Petrópolis. Estamos comprometidos em fortalecer o turismo na nossa cidade e, por meio de eventos como este, conseguimos destacar a importância de Petrópolis como um destino imperdível. Nossa presença na feira é um passo essencial para atrair mais visitantes e impulsionar nossa economia, alcançando mais de 20 milhões de turistas potenciais”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Cobrança por sacolas continua proibida
Uma rede de supermercados de Petrópolis, com lojas no Centro e no bairro Quitandinha, foi orientada pelo Procon Municipal a não dar continuidade à cobrança por sacolas plásticas, anunciada para entrar em vigor em maio de 2025. Cartazes afixados nas lojas informavam que o valor cobrado pelas sacolas seria simbólico. No entanto, a Lei nº 8.218 de 2021, sancionada pelo prefeito Hingo Hammes durante seu exercício interino, impede que qualquer estabelecimento comercial cobre pelas sacolas plásticas fornecidas ao consumidor.