Marcha Pró-Vida entra para o calendário oficial de Petrópolis

Foi sancionada a Lei nº 9.018/25, de autoria do vereador Octavio Sampaio, que institui no calendário oficial do município de Petrópolis a Marcha Pró-Vida, a ser realizada anualmente no terceiro domingo de junho.

Passando a integrar oficialmente o calendário de eventos cívicos do município, a iniciativa busca promover a valorização do direito à vida desde a concepção, ampliando o alcance das ações de conscientização já previstas em legislações anteriores, como o Dia Municipal do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto, celebrado em 8 de outubro, instituído pela Lei nº 8.285/2022, também de autoria do parlamentar.

“O direito à vida é um princípio fundamental garantido pela Constituição Federal e por diversos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. A Marcha Pró-Vida é um chamado à reflexão e à valorização desse direito desde o ventre materno”, declarou o vereador.

A nova legislação se apoia em fundamentos constitucionais e jurídicos — como o Artigo 5º da Constituição, o Pacto de São José da Costa Rica e o Código Civil Brasileiro —, todos reconhecendo a proteção da vida desde a concepção. A proposta ainda destaca os impactos físicos e emocionais do aborto induzido e reforça a necessidade de ações públicas voltadas à educação, prevenção e apoio à vida.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida