Museu Imperial ganha prêmio no “Os Mais Amados do Rio”

Museu Imperial preserva o legado da monarquia brasileira, e promove o acesso a arte | Foto: Thiago Alvarez/CM

Petrópolis, a “Cidade de Pedro” ou “Cidade Imperial”, é reconhecida por suas características, arquitetura, paisagem e clima. A fama de uma “Europa nas Américas” se estende até nos dias atuais, atraindo os olhares dos turistas. Esse fato se concretiza ainda mais com as recentes conquistas referentes a equipamentos e atrações do município, que foram premiados na última semana, durante a sexta edição do projeto “Os Mais Amados do Rio”, uma iniciativa da Revista Veja Rio que visa destacar os lugares mais visitados e preferidos dos cariocas.

Museu Imperial

Em destaque vem o Museu Imperial, que foi contemplado com o prêmio de “Melhor Atrativo Turístico do Interior do Estado do Rio Janeiro”. Um dos principais equipamentos culturais da cidade, o museu preserva a história e os acervos do período do Império. Além disso, ele é uma das instituições que promovem o acesso e a democratização da arte às crianças e adolescentes, por meio de atividades que propõem visitação coletiva e outros instrumentos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, quase 4 mil alunos de unidades públicas municipais visitaram o Museu Imperial, somente no primeiro semestre de 2023.

Com a inclusão do espetáculo cinematográfico “Som e Luz” do Museu Imperial, que será retomado neste ano, a expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e coloque a cidade como um dos principais destinos de viagem. O projeto reunia cerca de 250 espectadores por apresentação. Desde o lançamento em 2002, mais de 400 mil pessoas já acompanharam a performance. O show utiliza efeitos especiais de iluminação e som para narrar a história de Dom Pedro II. A viagem no tempo, segundo a organização, tem início com o baile das princesas Isabel e Leopoldina. O enredo traça dias bem corriqueiros da nobreza e burguesia, além do sistema escravista da época dando ênfase no dia da assinatura da Lei Áurea, conhecida como lei da libertação dos escravos, e passa também pela República.

Casa do Santos Dumont

A Casa de Santos Dumont, um museu que guarda cartas, objetos, livros, mobília e outros pertences que contam a essência do “Pai da Aviação”, também recebeu a gratificação de “Melhor Atrativo Turístico do Interior do Estado do Rio Janeiro”, ficando em segundo lugar na categoria, logo após do Museu Imperial. A casa, construída em 1918, foi pensada pelo o próprio Santos Dumont em conjunto com o engenheiro Eduardo Pederneiras. A residência serviu como casa de veraneio para Dumont, e assim que ficou pronta recebeu o nome de “Encantada”, pelas peculiaridades do local, como por exemplo as escadas com degraus em forma de raquete, onde só se pode iniciar a subida com o pé direito, pois ele acreditava que daria sorte.

Para o Secretário de Cultura, Adenilson Honorato, a premiação reforça a potência dos equipamentos mais visitados da cidade. “Só este ano, a Casa de Santos Dumont recebeu quase 30 mil visitantes, por ano são cerca de 140 mil pessoas, mostrando o potencial e importância do museu para a valorização da cultura e história”, ressaltou.

Bauernfest

A tradicional festa do colono alemão de Petrópolis, também foi um dos destaques da premiação, recebendo o troféu “Melhor Evento do Interior do Estado do Rio de Janeiro”. A Bauernfest é uma das maiores festas de cultura alemã do Brasil, e, neste ano completará sua 36ª edição. O festival teve início em 1983, com a organização do Clube 29 de junho.

No princípio, o evento era chamado de festa do colono e depois passou a ser Bauernfest em homenagem ao historiador Gustavo Ernesto Bauer e também à palavra Bauer, que no alemão, significa colono ou camponês. A festa carrega histórias e memórias que perpetuam até nos dias atuais como os tradicionais grupos folclóricos e os desfiles tradicionais.

Com todo o reconhecimento que a Cidade Imperial recebeu, o prefeito Hingo Hammes falou da potência cultural e turística da região. “Receber esses prêmios destaca o potencial de Petrópolis como um destino turístico de qualidade. A Bauernfest é a segunda maior festa do país no seu segmento, é um evento que temos um carinho enorme e que movimenta a economia da cidade. Já o Museu Imperial é um atrativo por excelência e que atrai muitos turistas, assim como o Museu Casa de Santos Dumont, equipamentos que remontam a história e encantam”, comentou.

O Secretário de Turismo, Pablo Kling, reforçou o discurso do prefeito realçando a importância histórica da cidade. “Esses prêmios são uma prova do compromisso do município em promover Petrópolis como um destino turístico de excelência. O Museu Imperial e a Bauernfest atraem visitantes e fortalecem nossa identidade cultural”, concluiu.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado