Museu Imperial preserva o legado da monarquia brasileira, e promove o acesso a arte | Foto: Thiago Alvarez/CM
Petrópolis, a “Cidade de Pedro” ou “Cidade Imperial”, é reconhecida por suas características, arquitetura, paisagem e clima. A fama de uma “Europa nas Américas” se estende até nos dias atuais, atraindo os olhares dos turistas. Esse fato se concretiza ainda mais com as recentes conquistas referentes a equipamentos e atrações do município, que foram premiados na última semana, durante a sexta edição do projeto “Os Mais Amados do Rio”, uma iniciativa da Revista Veja Rio que visa destacar os lugares mais visitados e preferidos dos cariocas.
Museu Imperial
Em destaque vem o Museu Imperial, que foi contemplado com o prêmio de “Melhor Atrativo Turístico do Interior do Estado do Rio Janeiro”. Um dos principais equipamentos culturais da cidade, o museu preserva a história e os acervos do período do Império. Além disso, ele é uma das instituições que promovem o acesso e a democratização da arte às crianças e adolescentes, por meio de atividades que propõem visitação coletiva e outros instrumentos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, quase 4 mil alunos de unidades públicas municipais visitaram o Museu Imperial, somente no primeiro semestre de 2023.
Com a inclusão do espetáculo cinematográfico “Som e Luz” do Museu Imperial, que será retomado neste ano, a expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e coloque a cidade como um dos principais destinos de viagem. O projeto reunia cerca de 250 espectadores por apresentação. Desde o lançamento em 2002, mais de 400 mil pessoas já acompanharam a performance. O show utiliza efeitos especiais de iluminação e som para narrar a história de Dom Pedro II. A viagem no tempo, segundo a organização, tem início com o baile das princesas Isabel e Leopoldina. O enredo traça dias bem corriqueiros da nobreza e burguesia, além do sistema escravista da época dando ênfase no dia da assinatura da Lei Áurea, conhecida como lei da libertação dos escravos, e passa também pela República.
Casa do Santos Dumont
A Casa de Santos Dumont, um museu que guarda cartas, objetos, livros, mobília e outros pertences que contam a essência do “Pai da Aviação”, também recebeu a gratificação de “Melhor Atrativo Turístico do Interior do Estado do Rio Janeiro”, ficando em segundo lugar na categoria, logo após do Museu Imperial. A casa, construída em 1918, foi pensada pelo o próprio Santos Dumont em conjunto com o engenheiro Eduardo Pederneiras. A residência serviu como casa de veraneio para Dumont, e assim que ficou pronta recebeu o nome de “Encantada”, pelas peculiaridades do local, como por exemplo as escadas com degraus em forma de raquete, onde só se pode iniciar a subida com o pé direito, pois ele acreditava que daria sorte.
Para o Secretário de Cultura, Adenilson Honorato, a premiação reforça a potência dos equipamentos mais visitados da cidade. “Só este ano, a Casa de Santos Dumont recebeu quase 30 mil visitantes, por ano são cerca de 140 mil pessoas, mostrando o potencial e importância do museu para a valorização da cultura e história”, ressaltou.
Bauernfest
A tradicional festa do colono alemão de Petrópolis, também foi um dos destaques da premiação, recebendo o troféu “Melhor Evento do Interior do Estado do Rio de Janeiro”. A Bauernfest é uma das maiores festas de cultura alemã do Brasil, e, neste ano completará sua 36ª edição. O festival teve início em 1983, com a organização do Clube 29 de junho.
No princípio, o evento era chamado de festa do colono e depois passou a ser Bauernfest em homenagem ao historiador Gustavo Ernesto Bauer e também à palavra Bauer, que no alemão, significa colono ou camponês. A festa carrega histórias e memórias que perpetuam até nos dias atuais como os tradicionais grupos folclóricos e os desfiles tradicionais.
Com todo o reconhecimento que a Cidade Imperial recebeu, o prefeito Hingo Hammes falou da potência cultural e turística da região. “Receber esses prêmios destaca o potencial de Petrópolis como um destino turístico de qualidade. A Bauernfest é a segunda maior festa do país no seu segmento, é um evento que temos um carinho enorme e que movimenta a economia da cidade. Já o Museu Imperial é um atrativo por excelência e que atrai muitos turistas, assim como o Museu Casa de Santos Dumont, equipamentos que remontam a história e encantam”, comentou.
O Secretário de Turismo, Pablo Kling, reforçou o discurso do prefeito realçando a importância histórica da cidade. “Esses prêmios são uma prova do compromisso do município em promover Petrópolis como um destino turístico de excelência. O Museu Imperial e a Bauernfest atraem visitantes e fortalecem nossa identidade cultural”, concluiu.