PETROPOLITANAS: Serratec abre novas vagas para programa de imersão

Até 5 de maio estão abertas as inscrições para a nova trilha do programa de Residência em TIC Serratec/Brisa STEM, uma parceria do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana com a BRISA – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, com apoio da SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI), e do Programa MCTI Futuro. O programa é gratuito e será dividido em duas fases, sendo 250 vagas na primeira e mais 50 vagas para a segunda.

Aluguel social

A Prefeitura de Petrópolis inicio o recadastramento de 488 famílias que recebem o Aluguel Social. O prazo começou nesta segunda-feira (28) e segue até o dia 11 de junho. Cada beneficiário deve ficar atento ao dia e horário de comparecimento. Os documentos devem ser apresentados no setor de Aluguel Social, na Rua Dom Pedro I, 199 – Centro. A lista com o dia e horário que cada beneficiário deve comparecer está no site da prefeitura. Essa é a segunda etapa do recadastramento.

Documentos necessários

São dois períodos por dia: manhã (entre 09h e 12h) e tarde (de 13h às 16h). Em cada período, oito beneficiários serão atendidos. São beneficiário que recebem Aluguel Social de até R$ 1 mil. É necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF e carteira de trabalho e/ou comprovante de renda, além do do contrato de locação do imóvel (original e cópia), entre outros. Vale Ressaltar que o beneficiário deve estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado para fazer o recadastramento.

Objetivo do programa

O Programa é destinado prioritariamente a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal ou que vivem em um raio de até 30km dos respectivos municípios. Há cotas para pessoas pretas e pardas, pessoas com diversidade funcional e e neuro diversas (PCDs), mulheres e pessoas acima de 45 anos. O objetivo é, com novos parceiros, oferecer mais alternativas e oportunidades para quem quer ingressar no promissor mercado de tecnologia, apoiando o surgimento e desenvolvimento de novos profissionais.

Prioridade de matrícula para filhos de idosos e deficientes

Foi sancionada a Lei nº 9.016/25, que garante à criança e ao adolescente em que pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos a prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência. O objetivo da medida é garantir maior acessibilidade à educação para aqueles que enfrentam desafios relacionados ao deslocamento ou à inclusão, buscando, assim, minimizar dificuldades enfrentadas por essas famílias. Para garantir o direito, os responsáveis deverão solicitar a prioridade na Secretaria de Educação ou diretamente na unidade escolar.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado