Leilão da BR-040/495 será realizado nesta quarta-feira

Por Gabriel Rattes e Gabriel Toledo

Acontece nesta quarta-feira (30/04), às 14h, na B3, em São Paulo, o leilão para concessão das rodovias BR-040/495, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ). A concessão, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, abrange 218,9 km e prevê mais de R$ 8,8 bilhões em investimentos em infraestrutura rodoviária. As obras incluem duplicações de pistas, faixas adicionais e a conclusão da Nova Subida da Serra de Petrópolis, considerada um ponto crítico para o trânsito na região.

A empresa vencedora será aquela que oferecer o maior desconto no valor do pedágio, conforme previsto no edital. O desconto máximo sem exigência de depósito adicional é de 18%. Propostas com abatimento maior terão que investir um valor extra, garantindo a realização completa das obras planejadas.

Segundo o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, o projeto traz melhorias diretas para Petrópolis. “Temos inclusive uma solução muito importante para os moradores de Petrópolis e para os visitantes que precisam circular entre os bairros Bingen e Quitandinha, fazendo uma conexão que vai trazer fluidez para quem circula na cidade. Passando, principalmente, pela funcionalidade dos túneis, que somarão 4,6 km de extensão e entrarão em operação a partir da execução das obras do projeto”, explicou.

População comenta sobre pedágio e situação da estrada

Quem usa a estrada todos os dias comenta principalmente sobre o custo dos pedágios.

Antônio de Pádua, representante de vendas, criticou o valor atual dos pedágios. “É muito caro para quem depende da estrada todos os dias”, disse. O motorista Rodolfo do Amaral também apontou as condições da via: “O pedágio é alto, principalmente considerando o estado ruim da pista.”

Já o metalúrgico André Viana espera melhorias: “Tem que melhorar. Piorar não tem jeito.” Para o comerciante Aloísio Gomes, “toda mudança que traga melhoria é bem-vinda”.

Importância estratégica

O projeto da BR-040/495 é o principal corredor rodoviário entre Minas Gerais e Rio de Janeiro e ainda faz parte da ligação entre Brasília e o Rio. O sistema inclui três trechos:

– Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a Antiga União e Indústria (Bairro Triunfo), em Juiz de Fora/MG, até a divisa com o estado do Rio de Janeiro;

– Rodovia BR-040/RJ: Da divisa com o estado de Minas Gerais até o entroncamento com as rodovias BR-116 (B) e BR-101 (A), no Trevo das Missões, no município do Rio de Janeiro/RJ;

– Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ até o entroncamento com a BR-040ARJ10 (B), em Itaipava, no estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Edital

O objetivo da concessão é permitir que uma empresa assuma a responsabilidade pela recuperação, manutenção, operação e ampliação das rodovias, com supervisão dos órgãos públicos.

A concessão foi aprovada dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e também faz parte do Programa Nacional de Desestatização (PND). A proposta recebeu apoio legal por meio da Resolução nº 52 e do Decreto nº 9.972/2019.

Os estudos técnicos, econômicos e ambientais foram feitos pela Infra S.A. e validados pelo Ministério dos Transportes (Portaria nº 1.343/2021). O projeto foi apresentado à sociedade durante a Audiência Pública nº 007/2021, quando foram recebidas sugestões da população.

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou os estudos e autorizou o prosseguimento do projeto em novembro de 2025. Após essa etapa, a ANTT publicou o edital nº 1/2025, por meio da Deliberação nº 11, no dia 17 de janeiro de 2025.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida