Vereadora aprova indicação que propõe tarifa zero no transporte público no dia 1º de maio em Petrópolis

Na sessão legislativa desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, em regime de urgência, a indicação de autoria da vereadora Professora Lívia que solicita ao Executivo Municipal a implementação de tarifa zero no transporte público no dia 1º de Maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalhador.

A proposta tem como objetivo garantir o acesso gratuito ao transporte coletivo durante o feriado, ampliando o direito de circulação de trabalhadoras e trabalhadores, especialmente para que possam participar das atividades comemorativas organizadas na cidade, como shows e eventos culturais em espaços públicos com apoio da Prefeitura.

“A tarifa zero no Dia do Trabalhador é uma medida de justiça social. O transporte representa, em média, cerca de 30% dos gastos mensais da classe trabalhadora. No 1º de Maio, queremos garantir que ninguém fique impedido de participar das atividades por falta de recursos”_, destacou a vereadora.

A iniciativa, que também já foi praticada em Petrópolis em anos anteriores, segue o exemplo de outras cidades brasileiras que já adotam a tarifa gratuita em datas simbólicas e de grande mobilização popular.

Comunicado Setranspetro

Amanhã, dia 1º de maio, a tarifa do transporte coletivo urbano, em Petrópolis, será praticada normalmente. O Setranspetro esclarece que o sistema está absolutamente disponível para discutir o assunto da tarifa do transporte coletivo, com a devida seriedade, atenção e transparência, com qualquer pessoa da sociedade.

O Setranspetro ainda esclarece que nem existe tempo hábil para preparar qualquer sistema para alteração tarifária para o dia 1º de maio, e que qualquer gratuidade praticada é necessariamente paga pelo passageiro pagante, com exceção dos estudantes da rede municipal, que são custeados pelo vale-educação.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida