AGORA É LEI: Política municipal de estímulo ao empreendedorismo feminino

Foi sancionada em Petrópolis, a lei que institui a Política Municipal de Estímulo, Incentivo e Promoção da Mulher Empreendedora. A nova política municipal tem como objetivo promover a igualdade e a equidade de acesso das mulheres às atividades produtivas, incentivando a abertura e consolidação de novos negócios. A iniciativa também busca fomentar a capacitação das mulheres como líderes empreendedoras, proporcionando acesso à educação, capacitação técnica, crédito e difusão de tecnologias.

A Política Municipal prevê a criação de um ecossistema que envolva o governo municipal, empresárias, investidoras, aceleradoras, incubadoras, universidades e outras instituições. O intuito é promover conhecimento, debate e desenvolvimento de ações público-privadas voltadas para as micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.

Entre as diretrizes estabelecidas, destacam-se a desburocratização dos processos de abertura de empresas, a criação de canais facilitadores para acesso ao microcrédito e a promoção de eventos de capacitação. A lei também prevê a captação de recursos por meio de parcerias com instituições de ensino, entidades de apoio comercial, jurídico e empresarial.

A implementação desta política visa não apenas fomentar o empreendedorismo feminino, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico local e a inclusão produtiva das mulheres. A expectativa é que a iniciativa fortaleça o protagonismo das mulheres no mercado de negócios, impulsionando a economia do município e gerando oportunidades para novas empreendedoras.

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida