Câmara Municipal aprova Indicação Legislativa para criação do Programa Produtor Legal

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (07), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a Indicação Legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que propõe ao Poder Executivo a criação do Programa Produtor Legal. A iniciativa tem como objetivo fomentar a formalização da atividade rural no município, garantindo apoio técnico, administrativo e operacional aos produtores locais.

A proposta indica a necessidade de envio de Projeto de Lei por parte do Executivo para instituir oficialmente o programa, que visa legalizar e fortalecer a produção rural em Petrópolis. Entre os principais objetivos do Programa Produtor Legal estão o apoio ao produtor na formalização de suas atividades, a ampliação do número de produtores legalizados e a criação de um subprograma específico para a doação do primeiro bloco de notas fiscais ao produtor que aderir à formalização.

“O setor rural é fundamental para a economia e a segurança alimentar de Petrópolis. Com essa iniciativa, queremos garantir que o produtor tenha acesso a serviços essenciais e possa atuar de maneira legalizada, gerando benefícios para ele, para o município e para toda a sociedade”, destacou o vereador Júnior Paixão.

O programa também prevê a possibilidade de firmar convênios com associações de produtores rurais e entidades públicas ou privadas para execução e fortalecimento das ações propostas. De acordo com o texto, as despesas necessárias à implantação do programa serão cobertas por dotações específicas no orçamento municipal, e o Executivo deverá regulamentar a lei em até 60 dias após sua publicação.

A ideia é que, com a formalização dos produtores rurais, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas áreas agrícolas de Petrópolis, permita-se o aumento da arrecadação municipal por meio das declarações anuais (DECLAN), contribuindo para uma gestão fiscal mais eficiente.

Com a aprovação da Indicação Legislativa, o próximo passo será a análise e eventual encaminhamento do projeto pelo Poder Executivo, que deverá ouvir os órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emater, INSS, Defesa Agropecuária, Sindicato Rural de Petrópolis, FAERJ, entre outros parceiros estratégicos do setor.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida