COMAC de Petrópolis promove ações educativas pelo Maio Amarelo com crianças e adolescentes

Projetos da instituição desenvolvem atividades sobre segurança no trânsito e cidadania com foco na conscientização desde a infância

A COMAC de Petrópolis está promovendo uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a segurança no trânsito com os alunos atendidos por seus projetos sociais. As ações integram a programação do Maio Amarelo, movimento internacional que busca reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito por meio da educação e do engajamento social.

Criado em 2014, o Maio Amarelo surgiu a partir de uma resolução da ONU que estabeleceu a década de ação pela segurança no trânsito, com o objetivo de mobilizar governos e sociedade civil em torno de uma pauta urgente: preservar vidas. A cor amarela foi escolhida por remeter à sinalização de advertência no trânsito, simbolizando atenção e respeito.

Em Petrópolis, a COMAC tem trabalhado o tema com diferentes faixas etárias e abordagens pedagógicas. Na turma do programa Jovem Aprendiz Introdutório, por exemplo, os alunos participaram de rodas de conversa sobre os riscos e cuidados no trânsito e produziram cartazes com mensagens educativas, usando materiais como papel, canetas, lápis e cola. “A confecção dos cartazes foi uma forma criativa e eficaz de transmitir mensagens importantes sobre o tema”, relatou a professora Adriana Valentim.

Já na turma ECA, as crianças foram ao laboratório de informática, onde realizaram pesquisas sobre o Maio Amarelo e criaram cartazes digitais. “Elas demonstraram compreensão sobre a importância da segurança no trânsito e desenvolveram habilidades em tecnologia, criatividade e redação”, destacou Adriana.

As atividades têm promovido, além do aprendizado sobre cidadania, o desenvolvimento de competências como cooperação, comunicação e senso crítico. Para a COMAC, ações como essa reforçam o compromisso da instituição com a formação integral de crianças e adolescentes, alinhando-se a campanhas de relevância nacional e internacional.

As ações estão inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, tipificados pela Política Nacional de Assistência Social e são realizadas no contraturno escolar.

O Maio Amarelo segue ao longo de todo o mês com outras atividades previstas nos projetos da instituição, fortalecendo o debate e o envolvimento dos jovens com temas que impactam diretamente o cotidiano urbano.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida