Gasto médio com presente das mães é de R$ 298; lojas físicas seguem como preferência

Pesquisa da CDL Petrópolis aponta gasto com compra de 2 presentes

O Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo brasileiro, promete movimentar as ruas e centros comerciais de Petrópolis nos próximos dias. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 298 com os presentes — valor mais alto entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351).

Entre os produtos mais procurados para a data estão perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). Em média, os consumidores devem comprar dois presentes.

“As datas comemorativas são momentos estratégicos para o comércio e o Dia das Mães é, sem dúvida, uma das mais simbólicas. Os lojistas petropolitanos estão preparados com variedade de produtos, promoções e atendimento personalizado, para receber os clientes que querem presentear com carinho e responsabilidade financeira”, afirma Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade filiada à Confederação.

As lojas físicas seguem como o principal canal de compra (80%), com destaque para shopping centers (32%), shoppings populares (19%), lojas de departamento (17%) e lojas de rua (11%). Mesmo assim, o comércio online também terá espaço: 45% pretendem fazer ao menos uma compra pela internet, sendo 73% por aplicativos, 69% por sites e 28% pelo Instagram.

Entre os sites preferidos, os varejistas internacionais lideram (52%), seguidos pelas lojas online de cosméticos e perfumes (45%) e varejistas nacionais (37%). A variedade de produtos (72%), os preços mais baixos (61%) e a qualidade (38%) estão entre os principais motivos apontados para optar por sites internacionais.

“A popularização dos aplicativos e dos marketplaces amplia o acesso e a comodidade para o consumidor, mas a experiência da loja física ainda é muito valorizada. Em Petrópolis, muitos consumidores gostam de tocar o produto, negociar e sair da loja com o presente já em mãos”, destaca Claudio Mohammad.

A pesquisa também mostra que o consumidor está atento ao orçamento: 79% afirmam que pretendem pesquisar preços antes de comprar. A maioria deve realizar essa pesquisa pela internet (85%), em sites e aplicativos (74%) e redes sociais (41%). Já 68% buscarão informações também nas lojas físicas, principalmente em shoppings (47%), lojas de rua (32%) e supermercados (17%).

Em relação à forma de pagamento, 67% planejam pagar à vista — sobretudo por PIX (46%) ou cartão de débito (23%). Outros 56% devem optar pelo parcelamento, com destaque para o cartão de crédito, em média em até quatro parcelas.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida