Governo do Estado promove simulação de acidente para conscientizar sobre segurança no trânsito no Maio Amarelo

Ação conjunta entre Detran RJ e Corpo de Bombeiros mostrou, na prática, os riscos da imprudência e a importância do resgate rápido
Como parte das atividades do movimento internacional Maio Amarelo, o Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (20/5), uma grande ação de conscientização sobre segurança no trânsito, por meio de atividades do Detran RJ e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A ação ocorreu no Maracanã, ao lado do Parque Aquático Júlio Delamare, na Zona Norte do Rio, e contou com a participação de diversos órgãos e instituições parceiras.

Como destaque nas ações, foi simulado um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta, com atendimento emergencial à vítima. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar o público sobre os perigos da imprudência e a importância de atitudes responsáveis no trânsito. A simulação contou com a mobilização de três viaturas operacionais do CBMERJ — uma ambulância, um Auto-Tanque (AT) e um Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) — reforçando os procedimentos adotados em ocorrências reais. A atuação dos militares permitiu ao público entender de forma concreta a gravidade de um acidente e os protocolos utilizados para salvar vidas.

– A campanha Maio Amarelo é um alerta fundamental para todos. Como Corpo de Bombeiros, estamos na linha de frente do socorro e testemunhamos diariamente as graves consequências da imprudência no trânsito. Cada acidente evitado representa uma vida preservada. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a educação no trânsito e a conscientização da população – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles.

Detran RJ promove experiências imersivas com foco na prevenção

Paralelamente à simulação, o Detran RJ ofereceu dinâmicas educativas conduzidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Entre as atividades, o público experimentou óculos que simulavam os efeitos do álcool, drogas e privação de sono, além de vivenciar os pontos cegos de ônibus, por meio da troca de papéis entre motociclistas e motoristas. Durante as ações, motociclistas receberam coletes refletivos, antenas corta-pipa e capacetes como incentivo à pilotagem segura.

-Todas as atividades educativas são importantes para conscientizar o condutor sobre sua responsabilidade no trânsito, mas a simulação de um acidente demonstra claramente as consequências da imprudência. Nossa missão é alertar toda a sociedade sobre os riscos de conduzir um veículo sem os cuidados necessários – pontuou o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah.

O motofretista Eduardo Costa, de 26 anos, foi um dos que acompanharam a simulação de perto. Para ele, a encenação trouxe reflexões profundas sobre a rotina nas ruas.

-Quando presenciamos o resgate de uma vítima, ficamos ainda mais conscientes sobre a necessidade de dirigir de forma defensiva e com atenção redobrada. Um acidente pode ser fatal ou deixar sequelas. É impossível sair indiferente depois de ver isso – relatou Eduardo.

Alerta em números

Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros mostram um aumento expressivo nos atendimentos relacionados a acidentes de trânsito. Em 2023, foram registrados 63.812 chamados. Em 2024, esse número aumentou para 73.919. Apenas entre janeiro e abril de 2025, foram 21.267 ocorrências, superando o mesmo período do ano anterior.

Os acionamentos de veículos subiram de 39.551 (2023) para 46.384 (2024). As quedas de veículos — especialmente de motos, também aumentaram e em 2024 o CBMERJ atendeu 15.891 chamados, sendo 15.078 relacionados a motociclistas. No ano anterior, foram 13.040 ocorrências, com 12.256 envolvendo motos. O número de atropelamentos também preocupa: foram 9.206 em 2023 e 9.641 em 2024 — com 3.361 registros já em 2025.

A ação no Maracanã teve ainda a participação da CET-Rio, Rio Ônibus, INTO, Cedae, Operação Lei Seca, Secretaria Municipal de Saúde, aplicativo 99 e Honda. A campanha Maio Amarelo, que completa 12 anos em 2025, reforça o papel da sociedade e do poder público na promoção de um trânsito mais seguro, justo e humano

Related posts

Enel Rio, abre 120 vagas para curso de formação de eletricista

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

Governo do Estado entrega 216 bicicletas elétricas para reforçar o Segurança Presente