A prefeitura de Petrópolis encaminhou à Câmara Municipal, o projeto de lei complementar 277/2025, com o objetivo de atualizar os regimes previdenciários no município. Na justificativa, o executivo alegou que, após a aprovação da Emenda Constitucional 103/2019, o Tribunal de Contas do Estado tem sido mais ‘incisivo’ para que os municípios e unidades federativas, façam suas próprias reformas da previdência. O documento encaminhado ao legislativo contém 91 páginas com as alterações previstas. Entre elas, a escolha de como se aposentar. Agora é acompanhar a tramitação no legislativo, para saber se os parlamentares irão apoiar o chefe do executivo ou vai alterar parte do texto.
LDO 2026
A Câmara Municipal de Petrópolis, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, abriu prazo de 15 dias para que os parlamentares apresentem as emendas parlamentares para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO é uma prévia dos recursos a serem arrecadados pelo município e os custos para o ano seguinte. Ela também funciona como base para a Lei Orçamentária Anual (LOA). Em 2024, tanto a LDO quanto a LOA, foram entregues atrasadas, depois de inconsistências apresentadas pela Secretaria de Fazenda.
Angélica Paes representará Petrópolis na Bienal no Rio
A escritora e gari da Comdep, Angélica Paes, estará na Bienal do Livro do Rio de Janeiro representando Petrópolis, em um dos maiores eventos literários do país, que este ano celebra o Rio como Capital Mundial do Livro. Selecionada para integrar a programação oficial, Angélica participa no dia 22 de junho, às 13h, no estande da Cultura do Estado, Casa da Leitura e Conhecimento, no Riocentro. Ela vai apresentar seu livro e promover contações de histórias com temas voltados à valorização da diversidade e à educação ambiental. Entre elas, “Os três porquinhos preservando o meio ambiente” e “A menina que não podia ser escritora por ser negra”, com atividades lúdicas utilizando barangandãs — brinquedos populares confeccionados com fitas.
Vacina nos terminais
Durante a sessão plenária da última quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a indicação do vereador Júnior Coruja que solicita ao Executivo a realização de uma campanha de vacinação contra a gripe influenza nos terminais rodoviários da cidade. A proposta prevê a aplicação das vacinas de segunda a sábado, com atendimento voltado a toda a população. A medida visa ampliar o acesso da população à imunização, utilizando todos os terminais de ônibus como pontos estratégicos.
Influenza para todo público
Vale ressaltar que também nesta semana, a Secretaria de Saúde disponibilizou a imunização contra a influenza para toda a população petropolitana. A decisão foi adotada após uma análise do Departamento de Vigilância em Saúde, Até o momento, foram vacinadas 33.317 pessoas no município de Petrópolis, o que corresponde a aproximadamente 39% do público prioritário. O imunizante está disponível 36 unidades de saúde da cidade. A vacina deste ano é trivalente (fragmentada e inativada) e protege contra os vírus tipo A/H1N1, A/H3N2 e B.