A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Petrópolis, ICMBio, CRAS Madeira, Ambipar, Ecograma e reforça segurança com instalação de câmeras no local
O projeto “Conexão Verde” chegou à Posse. No sábado (24), foi inaugurado o sétimo Ponto de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva (PEV) em Petrópolis. A ação, desenvolvida pela Opensat Soluções, faz parte do compromisso em transformar o município em uma cidade “Lixo Zero”, promovendo a destinação correta dos resíduos recicláveis e estimulando a conscientização ambiental.
O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) é uma estrutura gratuita e de fácil acesso onde a população pode descartar corretamente resíduos recicláveis como papel, plástico, metal e vidro. No caso deste último, o PEV conta com uma caçamba específica para o descarte de vidro, que pode levar até um milhão de anos para se decompor. Todo o material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem, contribuindo para a geração de renda dos catadores e para a preservação do meio ambiente. Além de estimular a separação dos resíduos nas residências, os PEVs ajudam a reduzir o descarte irregular nas ruas, rios e encostas da cidade.
Reforçando esse compromisso, o novo PEV na Posse recebeu duas câmeras de monitoramento instaladas pela Opensat Soluções, que irão colaborar diretamente com as forças de segurança pública. As câmeras são capazes de captar todos os movimentos e pessoas que passam pelo local, coibindo o descarte irregular e contribuindo para o aumento da segurança da comunidade. A inauguração contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública, Marcelo Chitão, e o vereador Marquinhos Almeida, que destacaram a importância da iniciativa tanto para o meio ambiente quanto para a segurança da região.
“Cada novo ponto instalado é mais do que um espaço de coleta seletiva — é um compromisso com o meio ambiente, com a segurança e com a qualidade de vida da população. As câmeras instaladas aqui são uma ferramenta fundamental para garantir que o espaço seja respeitado e bem utilizado pela comunidade”, destaca César Magno, gestor da Opensat Soluções e idealizador do projeto Conexão Verde.
O projeto também celebra a chegada de um novo parceiro: a empresa Ecograma, especializada em revegetação de taludes e áreas degradadas. A partir de agora, a Ecograma vai colaborar na revitalização dos PEVs, promovendo melhorias nos espaços e contribuindo para a preservação ambiental.
“Ter a Ecograma conosco fortalece ainda mais o impacto do projeto, porque vamos além da coleta seletiva. Estamos cuidando do entorno, melhorando o paisagismo e levando mais dignidade para os bairros que recebem os PEVs. É uma união de tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social”, ressalta César.
O PEV da Posse segue o mesmo modelo de outros pontos já instalados, oferecendo estruturas adequadas para o descarte de papel, plástico, metal e vidro, além de contar com sinalização, iluminação e agora também monitoramento por câmeras. A ação tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da COMDEP, do ICMBio, da CRAS Madeira, da Ambipar na coleta de vidro e da Ecograma.
Crescimento sustentável
Desde seu lançamento em julho de 2022, o projeto Conexão Verde já contabiliza mais de 20 caçambas e sete PEVs espalhados por Petrópolis, incluindo Pedro do Rio, Cachoeira da Rocinha, Alto do Pegado, Secretário, Hortomercado Municipal, Catobira e agora a Posse.