O Mês do Perdão da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral continua em andamento e segue até o dia 24 de março. A campanha, promovida pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), permite que leitores devolvam livros retirados e ainda não entregues dentro do prazo sem qualquer tipo de penalidade ou suspensão. Após o período de Carnaval, a Biblioteca já retomou o atendimento normal ao público e está aberta para receber os exemplares em atraso.
“É uma oportunidade para que os leitores devolvam os livros e retomem o contato com a nossa Biblioteca. Estamos falando de um patrimônio cultural da cidade, que precisa estar em constante circulação e acesso para todos”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a retomada do vínculo da população com a Biblioteca, além de permitir que os livros retornem ao acervo e voltem a circular entre os leitores. “A Biblioteca está pronta para receber os livros. Queremos que as pessoas se sintam acolhidas para voltar a frequentar esse espaço”, destacou a coordenadora da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, Lorena de Oliveira Cristiano.
O presidente do Instituto Municipal de Cultura, Adenilson Honorato, também ressaltou a importância da mobilização. “Esperamos que mais pessoas aproveitem essa chance. A devolução dos exemplares fortalece o acervo e amplia o acesso à leitura, beneficiando toda a comunidade”, disse.
A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral funciona no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com quase 150 anos de história, a Biblioteca guarda um acervo relevante, incluindo documentos históricos de grande importância para Petrópolis.