CPTrans tem 30 dias para garantir gratuidade no transporte público aos alunos do CEFET Petrópolis

Raphaela Cordeiro

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) tem 30 dias para adotar medidas que garantam a gratuidade no transporte público para alunos do ensino médio do CEFET Petrópolis. A recomendação foi assinada pelo procurador Charles Stevan da Mota Pessoa, do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com o documento, alunos do Centro Federal de Educação relataram problemas para conseguirem a gratuidade no transporte coletivo da cidade. O documento cita que as empresas Cidade Real e TURP são as que não estão oferecendo a gratuidade, que é garantida através da Lei Estadual nº 7.830/20181. A Lei assegurou, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, a gratuidade de transporte intermunicipal para os estudantes do ensino médio da rede federal de ensino. Segundo o MPF, todas as demais empresas de transporte público coletivo de Petrópolis asseguram a gratuidade.
O MPF também cita no documento que, dois seis cursos ofertados pelo CEFET Petrópolis, apenas um corresponde a ensino técnico integrado ao ensino médio, sendo ele o de técnico em telecomunicações, que sãos os alunos que tem direito à gratuidade. No documento, o Ministério cita ainda que, em 2021, havia 113 alunos matriculados nesta disciplina.
Caso a Prefeitura de Petrópolis, através da CPTrans, não se posicione sobre o caso dentro do prazo de 30 dias, o Ministério Público Federal informou que será ajuizada uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência.
A nossa equipe procurou a Prefeitura para se posicionar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida