UNITA cobra Plano de Contingência da Enel para o Verão

Entidade quer detalhamento das ações de prevenção e de resposta em caso de temporais

A Unidos por Itaipava (UNITA) aponta  ausência de retorno da Enel Distribuição Rio com detalhamento sobre o plano de contingência para o verão, principalmente para os distritos. A entidade, que reúne empresários de vários segmentos em prol do desenvolvimento de Itaipava, oficiou a concessionária de energia elétrica em novembro do ano passado, após um apagão de grandes proporções na capital paulista onde a empresa também é prestadora de serviços e que não teve uma resposta condizente em restabelecimento de energia, segundo órgãos reguladores. O documento solicitava informações detalhadas sobre o plano de contingência para o verão que, historicamente, causa apagões prolongados em Petrópolis. Até o momento, a concessionária não se manifestou, gerando dúvidas sobre a eficácia das medidas preventivas e a capacidade de resposta em casos de emergência.

A entidade reforça que as chuvas de verão costumam provocar quedas de energia que afetam moradores, comerciantes e turistas na cidade. Em 2023, por exemplo, bairros inteiros ficaram até 10 dias sem luz após um temporal, causando graves prejuízos e transtornos. A situação levou a protestos, ao desabastecimento de água e à aplicação de uma multa milionária à Enel pelo Procon Petrópolis, além de ações individuais de consumidores reclamando prejuízos.

“Houve a olhos vistos uma maior presença de equipes da concessionária nos últimos meses nas ruas, porém, além de ações preventivas como a poda de árvores e a manutenção das redes, é indispensável que a Enel tenha uma estratégia bem definida para situações críticas. A ausência de resposta nos deixa com mais dúvidas do que certezas”, ressalta Alexandre Plantz, presidente da UNITA.

A UNITA destaca que o papel da Enel é crucial para evitar que a cidade enfrente novamente o caos vivido em anos anteriores com prejuízos a vários setores econômicos com o prolongamento de apagões. Capacidade de mobilização de equipes, eficiência das ações e velocidade de restabelecimento são pontos cruciais em uma situação extrema.

Em Niterói, cidade atendida pela Enel, a empresa anunciou que estaria tomando medidas extras como uso da tecnologia self-healing, um sistema de autorecuperação dos circuitos elétricos, comandado por inteligência artificial já implantado em 96% de todos os circuitos elétricos do município, que seria capaz de promover a recomposição automática da rede elétrica após a detecção de falhas. A UNITA pontua que sendo inclusive cidade da região metropolitana do Rio, Petrópolis quer o mesmo tipo de atenção.

“Vamos seguir cobrando esclarecimentos e mais comprometimento da concessionária, buscando garantir que Petrópolis enfrente o período chuvoso com mais segurança, evitando transtornos para a população, turismo, comércio e demais segmentos econômicos”, aponta Fabrício Santos, secretário da UNITA. 

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida