Entidade quer detalhamento das ações de prevenção e de resposta em caso de temporais
A Unidos por Itaipava (UNITA) aponta ausência de retorno da Enel Distribuição Rio com detalhamento sobre o plano de contingência para o verão, principalmente para os distritos. A entidade, que reúne empresários de vários segmentos em prol do desenvolvimento de Itaipava, oficiou a concessionária de energia elétrica em novembro do ano passado, após um apagão de grandes proporções na capital paulista onde a empresa também é prestadora de serviços e que não teve uma resposta condizente em restabelecimento de energia, segundo órgãos reguladores. O documento solicitava informações detalhadas sobre o plano de contingência para o verão que, historicamente, causa apagões prolongados em Petrópolis. Até o momento, a concessionária não se manifestou, gerando dúvidas sobre a eficácia das medidas preventivas e a capacidade de resposta em casos de emergência.
A entidade reforça que as chuvas de verão costumam provocar quedas de energia que afetam moradores, comerciantes e turistas na cidade. Em 2023, por exemplo, bairros inteiros ficaram até 10 dias sem luz após um temporal, causando graves prejuízos e transtornos. A situação levou a protestos, ao desabastecimento de água e à aplicação de uma multa milionária à Enel pelo Procon Petrópolis, além de ações individuais de consumidores reclamando prejuízos.
“Houve a olhos vistos uma maior presença de equipes da concessionária nos últimos meses nas ruas, porém, além de ações preventivas como a poda de árvores e a manutenção das redes, é indispensável que a Enel tenha uma estratégia bem definida para situações críticas. A ausência de resposta nos deixa com mais dúvidas do que certezas”, ressalta Alexandre Plantz, presidente da UNITA.
A UNITA destaca que o papel da Enel é crucial para evitar que a cidade enfrente novamente o caos vivido em anos anteriores com prejuízos a vários setores econômicos com o prolongamento de apagões. Capacidade de mobilização de equipes, eficiência das ações e velocidade de restabelecimento são pontos cruciais em uma situação extrema.
Em Niterói, cidade atendida pela Enel, a empresa anunciou que estaria tomando medidas extras como uso da tecnologia self-healing, um sistema de autorecuperação dos circuitos elétricos, comandado por inteligência artificial já implantado em 96% de todos os circuitos elétricos do município, que seria capaz de promover a recomposição automática da rede elétrica após a detecção de falhas. A UNITA pontua que sendo inclusive cidade da região metropolitana do Rio, Petrópolis quer o mesmo tipo de atenção.
“Vamos seguir cobrando esclarecimentos e mais comprometimento da concessionária, buscando garantir que Petrópolis enfrente o período chuvoso com mais segurança, evitando transtornos para a população, turismo, comércio e demais segmentos econômicos”, aponta Fabrício Santos, secretário da UNITA.