PETROPOLITANAS: Audiência debate quadrimestre da Defesa Civil

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis apresentou, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, o relatório do terceiro quadrimestre de 2024. Durante a apresentação, Eduarda Conde Bastos, diretora de monitoramento da Defesa Civil, destacou as principais ações do órgão, incluindo a elaboração de prognósticos climáticos a cada início de estação, essenciais para a prevenção de riscos. Também foi mencionada a colaboração com o Comitê Piabanha em um projeto de micro e macro drenagem, que deve entrar em execução no segundo semestre de 2025, contribuindo para a segurança da população. O Plano de Contingência para Chuvas Intensas, também foi atualizado.

Lideranças comunitárias presentes

No que se refere ao Plano de Contingência para Chuvas Intensas, a Defesa Civil atualizou mapas de ocorrências de chuvas e descargas elétricas, realizou estudos sobre risco hidrológico e implementou o Cell Broadcast, sistema de alerta sonoro para regiões de risco. Também foi incluído um novo ponto de apoio no bairro Corrêas, na Escola Municipal Hercília Henriques Moret. A reestruturação dos Núcleos de Defesa Civil também foi abordada, com a entrega de equipamentos em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Alerj aprova plano para recuperação econômica

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira, 26 de março, uma Indicação Legislativa para criação do Plano de Recuperação Econômica da Região Serrana. A proposta estabelece diretrizes para impulsionar a retomada econômica da região, que enfrenta dificuldades agravadas pelas sucessivas tragédias climáticas, como em 2022 e 2011 e pelas consequências da pandemia da Covid-19. Um dos pontos centrais da iniciativa é que sua implementação não implica em aumento de despesa pública, apenas na organização e articulação de esforços para otimizar os recursos já disponíveis.

Capital Estadual da Tecnologia

Petrópolis foi declarada Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro. O decreto foi oficializado no Diário Oficial do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28), e é uma conquista para uma cidade que cresce exponencialmente no setor e ganhando notoriedade e reconhecimento. Hoje, segundo estimativas do Serratec, Petrópolis conta com mais de 400 empresas no setor de Tecnologia da Informação (TI). São mais de cinco mil empregos e um faturamento superior a R$ 1 Bilhão.

Destaque no Ministério da Saúde

Um estudo realizado em Petrópolis foi destaque na I Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. São indicadores desenvolvido pela Enfermeira petropolitana Maria Eduarda Possato, ex-coordenadora do Programa de Saúde do Homem e atual Coordenadora Geral das Áreas Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 127 projetos inscritos, o de Petrópolis foi um dos 20 escolhidos para apresentar as ações voltadas à promoção e atenção à saúde do homem no Sistema Único de Saúde.

Related posts

Banco de Sangue alerta para estoque crítico

PF deflagra Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros

Guia de orientação para combate ao bullying nas escolas da cidade é lançado