A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis apresentou, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, o relatório do terceiro quadrimestre de 2024. Durante a apresentação, Eduarda Conde Bastos, diretora de monitoramento da Defesa Civil, destacou as principais ações do órgão, incluindo a elaboração de prognósticos climáticos a cada início de estação, essenciais para a prevenção de riscos. Também foi mencionada a colaboração com o Comitê Piabanha em um projeto de micro e macro drenagem, que deve entrar em execução no segundo semestre de 2025, contribuindo para a segurança da população. O Plano de Contingência para Chuvas Intensas, também foi atualizado.
Lideranças comunitárias presentes
No que se refere ao Plano de Contingência para Chuvas Intensas, a Defesa Civil atualizou mapas de ocorrências de chuvas e descargas elétricas, realizou estudos sobre risco hidrológico e implementou o Cell Broadcast, sistema de alerta sonoro para regiões de risco. Também foi incluído um novo ponto de apoio no bairro Corrêas, na Escola Municipal Hercília Henriques Moret. A reestruturação dos Núcleos de Defesa Civil também foi abordada, com a entrega de equipamentos em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Alerj aprova plano para recuperação econômica
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira, 26 de março, uma Indicação Legislativa para criação do Plano de Recuperação Econômica da Região Serrana. A proposta estabelece diretrizes para impulsionar a retomada econômica da região, que enfrenta dificuldades agravadas pelas sucessivas tragédias climáticas, como em 2022 e 2011 e pelas consequências da pandemia da Covid-19. Um dos pontos centrais da iniciativa é que sua implementação não implica em aumento de despesa pública, apenas na organização e articulação de esforços para otimizar os recursos já disponíveis.
Capital Estadual da Tecnologia
Petrópolis foi declarada Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro. O decreto foi oficializado no Diário Oficial do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28), e é uma conquista para uma cidade que cresce exponencialmente no setor e ganhando notoriedade e reconhecimento. Hoje, segundo estimativas do Serratec, Petrópolis conta com mais de 400 empresas no setor de Tecnologia da Informação (TI). São mais de cinco mil empregos e um faturamento superior a R$ 1 Bilhão.
Destaque no Ministério da Saúde
Um estudo realizado em Petrópolis foi destaque na I Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. São indicadores desenvolvido pela Enfermeira petropolitana Maria Eduarda Possato, ex-coordenadora do Programa de Saúde do Homem e atual Coordenadora Geral das Áreas Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 127 projetos inscritos, o de Petrópolis foi um dos 20 escolhidos para apresentar as ações voltadas à promoção e atenção à saúde do homem no Sistema Único de Saúde.