Câmara aprova Indicação Legislativa que garante transparência nas escalas de plantões médicos

Foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis, nesta quarta-feira (08), a indicação legislativa do vereador Júnior Paixão que propõe ao Executivo Municipal a criação de um projeto de lei voltado à transparência das escalas de plantão médico nas unidades de saúde do município. A proposta tem como objetivo garantir que toda a população tenha acesso claro e atualizado às informações sobre os profissionais que estarão disponíveis para atendimento em cada local da rede pública de saúde.

De acordo com o texto da indicação, a futura legislação deverá obrigar que hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros e ambulatórios mantenham, em local de fácil visualização, cartazes com a escala diária de médicos plantonistas, suas respectivas especialidades e a identificação do responsável pela unidade. Também deverão constar informações sobre a existência do livro de reclamações no local e os canais da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da fixação física das informações nas unidades de saúde, o vereador sugere que os dados também sejam disponibilizados no site da Prefeitura de Petrópolis. O conteúdo deverá ser atualizado semanalmente e incluir o endereço das unidades que atendem pelo SUS, a escala médica com nomes, especialidades, horários de plantão, telefone de contato e os canais da ouvidoria municipal.

A medida surge como resposta às frequentes queixas da população sobre a falta de médicos nos plantões ou ausência de informações sobre quais especialidades estão disponíveis em determinado dia. Segundo Júnior Paixão, a proposta busca assegurar mais transparência e previsibilidade ao cidadão que precisa utilizar os serviços de saúde, além de fortalecer o controle social e a fiscalização por parte da população.

“A falta de informação nas unidades de saúde gera insegurança e frustração nos usuários do SUS. Com essa proposta, queremos garantir o direito de cada cidadão de saber com clareza quem está disponível para atendimento, em qual horário e qual é o canal adequado para denúncias ou reclamações. É uma iniciativa simples, mas de grande impacto para a qualidade do serviço prestado”, afirmou o vereador.

A indicação será agora encaminhada ao Poder Executivo, que poderá acolher a sugestão e elaborar o respectivo projeto de lei. A expectativa é de que, com a adesão do governo municipal, a proposta avance como uma importante política de transparência e eficiência no atendimento público de saúde em Petrópolis.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida