Por Sandra Brito – professora e escritora
Madri é uma cidade energética conhecida por suas madrugadas, locais históricos e culinária deliciosa. Por ser a capital da Espanha, também há muita história e arte aqui, que você pode passar semanas descobrindo. Também está repleto de uma bela arquitetura. Há uma infinidade de coisas para ver e fazer nesta metrópole.
Já estive em Madrid várias vezes. É um lugar incrível, onde pequenas ruas revelam restaurantes e bares escondidos, onde os turistas gostam de começar a noite tarde e sair bem cedo. É, definitivamente, uma cidade noturna. Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua viagem, aqui estão minhas atividades favoritas, de museus a passeios gastronômicos, experiências culturais e muito mais.
1. Faça um tour gratuito a pé

Adoro fazer passeios a pé gratuitos. Eles são uma maneira econômica de ver os principais pontos turísticos, aprender um pouco de história e sentir a atmosfera da cidade. Você pode ter acesso a um guia local que pode responder a todas as suas perguntas e dar dicas interessantes sobre onde ir e o que fazer. Separe pelo menos um dia de sua viagem para este tipo de programa. Acima, a belíssima fonte na Plaza de Cibeles.
2. Puerta del Sol
A Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos da cidade espanhola de Madri. É neste local que se encontra desde 1950, o quilômetro zero das estradas espanholas. O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Correos e nele destaca-se o relógio da torre que foi construído e doado no séc. XIX por José Rodriguez de Losada, e que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano no dia 31 de Dezembro. A Puerta del Sol, além de um local de encontro, é também um lugar de passagem entre várias zonas de Madri. É visita obrigatória para todos os que se deslocam até a capital espanhola.

3. Visite o Palácio Real
A construção do palácio começou em 1735 e foi o lar dos monarcas da Espanha até a década de 1930; agora ele é usado apenas para funções oficiais do estado. Você pode explorar os prédios históricos e os terrenos por meio de passeios guiados. O palácio tem mais de 3.400 quartos e abrange uma imensidão de 1,4 milhão de metros quadrados. O interior é ricamente decorado com tetos abobadados maciços, afrescos, pinturas, murais e entalhes de madeira intrincados.
Praça do Oriente, +34 914 548 700, patrimonionacional.es. Aberto diariamente das 10h às 18h (20h no verão). A admissão custa 14 euros.

3. Conheça a Catedral de Almudena

Inaugurada em 1993, a Catedral de La Almudena levou mais de cem anos para ser concluída e é a principal catedral de Madrid. Construído no estilo neogótico, oferece belas vistas da cidade.
Praça da Almudena, +34 915 422 200, catedraldelaalmudena.es. A entrada é gratuita.

4. Relaxe na Plaza Mayor
Datada do século XV, esta praça é o coração de Madrid. É um lugar popular para moradores e turistas se reunirem, comerem ao ar livre e fazerem compras. É um lugar bastante movimentado e são comuns eventos e shows durante o verão. Imperdível!

5. Faça um tour gastronômico
Madrid é o sonho para qualquer amante da culinária. Se você não souber por onde começar, sugiro fazer um tour gastronômico. Eu participei do Devour Madrid Food Tour administrado por alguns blogueiros e foi uma experiência maravilhosa. Foi informativo, delicioso e absolutamente satisfatório. Por um pequeno investimento, você faz um excelente passeio gastronômico. Abaixo, uma foto tirada no Mercado de San Miguel.

6. Passeie pelo Mercado de San Miguel
Este enorme mercado coberto foi inaugurado em 1916. Ele acabou caindo em ruínas, mas foi recentemente revitalizado com restaurantes incríveis e barracas de comida. Existem muitos restaurantes e barracas onde se podem encontrar tapas e bebidas a preços acessíveis. É um passeio muito popular e econômico.
Plaza de San Miguel, +34 915 424 936, mercadodesanmiguel.es. Aberto diariamente das 10h à meia-noite.
7. Conheça o Monasterio de las Descalzas Reales
Construído no século XVI, o Convento de Las Descalzas Reales foi o antigo palácio do Imperador Carlos V e da Imperatriz Isabel de Portugal. Mulheres nobres solteiras foram convidadas a residir aqui como freiras, trazendo com elas qualquer riqueza que haviam acumulado antes. Hoje, é o lar de poucas freiras que cuidam do terreno e de suas relíquias, que incluem (supostos) pedaços da cruz de Jesus, bem como os ossos de São Sebastião.
Plaza de las Descalzas, +34 914 54 88 00, patrimonionacional.es/real-sitio/monasterio-de-las-descalzas-reales. Aberto de segunda a sábado das 10h às 14h e das 16h às 18h30, bem como aos domingos das 10h às 15h. A admissão custa 8 EUR.

8. Visite o Museu Naval
O Museu Naval de Madrid destaca a história das capacidades e realizações navais históricas da Espanha. Abrange o século XV até o presente, com informações sobre navios, guerras e colônias e como todos eles se relacionavam com a Espanha como potência mundial. O museu possui todos os tipos de mapas e desenhos, além de armas e equipamentos de navegação. Ele também abriga o mapa mais antigo das Américas, feito no ano de 1500. Há uma seção detalhada sobre a (falhada) Armada Espanhola que também achei muito esclarecedora.
Paseo Prado 5, +34 915 238 516. Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada custa 3 euros.

9. Passeie pelo Royal Botanical Garden

Fundado em 1755, este parque abriga lagos, labirintos, praças, fontes e muitas flores. Existem cerca de 90.000 plantas aqui e mais de 1.500 árvores, bem como estufas, esculturas e alguns jardins imaculados. É incrivelmente lindo e sereno.
Plaza de Murillo, +34 914 203 017, rjb.csic.es/jardinbotanico. Aberto diariamente às 10h; fecha entre as 18h e as 21h dependendo da época. A entrada custa 4 euros.
10. Explore o Museu Reina Sofia
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia abriga a coleção nacional de arte do século XX. Possui muitas obras de Pablo Picasso (incluindo “Guérnica”), bem como obras de Miró, Kandinsky, Dalí e Bacon. Batizado em homenagem à Rainha Sofia, é o nono museu de arte mais visitado em todo o mundo!
Calle de Santa Isabel 52, +34 917 741 000, museoreinasofia.es. Aberto diariamente das 10h às 18h (os horários variam no verão e no inverno). A entrada custa 10 euros, mas é grátis de 19h às 21h às segundas, quartas e sábados.

11. Relaxe no Parque do Retiro
Cobrindo mais de 350 acres, este é o principal parque de Madrid. É o lugar perfeito para relaxar e descansar em um belo dia. Há até um pequeno lago onde você pode alugar um barco a remo. Há muito espaço verde para piqueniques, trilhas para caminhada e um monumento às vítimas dos atentados terroristas de Madri em 2004. O famoso Palácio de Cristal (é feito totalmente de vidro) também apresenta uma coleção giratória de artes plásticas.

12. Visite o Museu do Prado
O Museo Nacional del Prado é o terceiro museu mais visitado do mundo. Inaugurado em 1819, possui cerca de 20.000 obras de artistas espanhóis como El Greco, Velázquez e Goya; Artistas flamengos e holandeses, incluindo Rubens, van Dyck e Brueghel; Mestres italianos como Botticelli, Tintoretto, Ticiano, Caravaggio e Veronese; e artistas alemães como Dürer, Cranach e Baldung Grien. Você tem que visitar este lugar!
Rua Ruiz de Alarcón, +34 913 302 800, museodelprado.es. Aberto de segunda a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h. A entrada custa 15 euros; entretanto, a entrada gratuita está disponível de segunda a sábado das 17h às 20h e aos domingos das 17h às 19h.

13. Assista a uma partida de futebol
Os espanhóis são loucos por futebol. O Real Madrid, time da casa da capital, é um dos times mais famosos do mundo. Eles jogam no Estádio Santiago Bernabéu, que tem capacidade para mais de 81.000 pessoas. Os jogos aqui são muito populares e os fãs os levam muito a sério. Se eles estiverem jogando durante sua visita, certifique-se de assistir a um jogo. É uma experiência incrível! Super recomendo!

14. Explore o Museu de História de Madri
O Museu de História de Madrid cobre a evolução da cidade desde o século XVI (quando se tornou a capital) até a Primeira Guerra Mundial. Inaugurado em 1929, destaca o cotidiano ao longo dos tempos. Existem muitos artefatos, mapas, pinturas e esculturas que te darão uma compreensão muito mais matizada de Madrid.
Rua Fuencarral, +34 917 011 863, madrid.es/museodehistoria. Aberto de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

15. Conheça a Plaza de Toros de Las Ventas
Baseada num projeto de José Espelius, que morreu antes da conclusão das obras, foi terminada por Manuel Muñoz Monasterio em 1931 e nesse mesmo ano foi inaugurada. A praça tem capacidade para 23798 espectadores, com uma arena de 60 metros de diâmetro, o que a converte na maior de Espanha, e na terceira praça com mais capacidade do mundo, a seguir às praças de touros do México e da Venezuela.
Para conhecer melhor a emblemática praça de touros de Las Ventas, realizam-se visitas turísticas diárias, exceto nos dias em que haja corridas de touros. A visita guiada é acompanhada por um audioguia, disponível em 10 idiomas e inclui uma visita ao Museu Taurino da Comunidade de Madrid, a Puerta de Cuadrillas, a Capela, O Corredor da Enfermaria, o “Callejón” e o “Ruedo” (arena). A praça também pode ser visitada com um guia privado, disponível em espanhol e em inglês, francês e russo, ou participando nas visitas teatralizadas.

E por fim, perca-se nas ruas de Madri! Seria impossível listar todos os cantinhos dessa metrópole fantástica, mas deixo aqui algumas dicas para sua viagem.
Até a próxima!
