Por Sandra Brito Writer & Traveller
Na semana passada, conhecemos três preciosidades da romântica Sintra: o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra. Hoje vamos continuar nosso passeio pela região apresentando mais alguns pontos obrigatórios de visitação, motivos mais que pertinentes para fazer qualquer turista que visita Lisboa ter vontade de dar uma esticadinha na fantástica Sintra.
1. Palácio da Regaleira

Se você está visitando Sintra e tem um pouquinho mais de tempo, vá além dos pontos tradicionais que citamos anteriormente. Não deixe de conhecer a belíssima Quinta da Regaleira. Este vasto complexo arquitetônico é uma verdadeira joia gótica. Ele preenche todos os requisitos relacionados às características depreendidas desta escola. Ao caminhar pela mansão, seus jardins, cavernas e passagens secretas, você encontrará muitos detalhes surpreendentes. Simbolismo religioso e místico, referências a maçons e templários, práticas esotéricas e alquímicas… Um pouco de tudo o que sua imaginação consegue projetar – encontre na Quinta da Regaleira.

Um exemplo notável é o poço iniciático. Este último foi esvaziado e equipado, provavelmente para acomodar cerimônias ocultistas. Como o resto da propriedade, oferece um cenário que parece saído de uma obra de ficção! Surpreenda-se a cada minuto de sua visitação! Imperdível!
2. Palácio de Monserrate

No coração de um enorme jardim, o lugar perfeito para a construção do Palácio de Monserrate. Construída no século XIX, é um notável exemplo da arquitetura neo-oriental. Dos corredores às belas escadas, uma atmosfera de conto de fadas paira sobre o palácio. James Knowle, arquiteto inglês, foi o responsável por desenvolver aqui sua visão do mundo árabe, na continuidade da corrente romântica europeia.

Em visita a Sintra, não perca a oportunidade de descobrir este monumento único, mas também o seu incrível jardim temático. Sua composição, além de notável, é ricamente diversificada, o que levará qualquer turista a uma verdadeira viagem pelos continentes. Passeio surpreendente.
3. O convento dos Capuchos

O que visitar em Sintra para desfrutar da beleza natural da região? O Convento dos Capuchinhos é uma excelente opção durante a sua estadia. Diferentemente de outros pontos turísticos, neste lugar o turista sai da opulência dos casarões e monumentos arquitetônicos de Sintra.

Aninhado em uma área verde exuberante, o local foi projetado como um retiro de meditação para monges franciscanos do século XVI e, até hoje, atrai visitantes do mundo inteiro que queiram se conectar com a natureza e buscar uma imersão histórica fascinante. A pedra e a cortiça misturam-se com a vegetação, proporcionando um cenário pitoresco e inesquecível.
4. Azenhas do Mar

Se você procura o que visitar em Sintra para fugir por um momento da agitação turística, dirija-se às Azenhas do Mar. É uma bonita vila, situada perto da cidade. Localizada em um penhasco, fica de frente para o Oceano Atlântico, proporcionando um panorama fantástico.

O acesso é feito por meio de um caminho de pedestres que oferece uma vista espetacular da vila como um todo. Em seguida, ele o levará por seus lindos becos. O passeio entre estas casinhas brancas é muito agradável. O aroma do mar, as venezianas azuis, o voo das gaivotas… Tudo é único e belo em Azenhas do Mar. Sinta-se em um pedacinho do paraíso.
5. Cabo da Roca

Visitar Sintra é uma oportunidade de trilhar o extremo ocidental do continente europeu. O Cabo da Roca e o seu farol são marcos importantes para os marinheiros que navegam na costa. Você pode ir lá para apreciar esse ambiente único, com ares de fim do mundo. O Oceano Atlântico ruge 150 metros abaixo dos seus pés, enquanto o Parque Natural Sintra-Cascais se estende à sua volta. Uma paisagem intensa que mistura selvageria e suavidade, tudo em tons de verde e azul.
6. A praia da Ursa

Depois de todas essas dicas, seria uma pena visitar Sintra e perder a Praia da Ursa! Esta pequena praia é considerada por muitos a mais bonita de Portugal. No entanto, é melhor saber que para conhecê-la, precisará andar. Uma caminhada de uma hora que certamente garante uma fantástica recompensa. A praia do Urso oferece uma paisagem selvagem de rara beleza.

Perto da praia, enormes dentes de rocha emergem do oceano. Eles estão cercados por uma lenda. Diz-se que há muito tempo uma mãe ursa viveu aqui com seus filhotes. Os deuses a avisaram que a praia seria submersa. Mas o urso se recusou a deixar sua casa. Movidos, eles deram a ela e aos filhotes a forma de pedras. Desde então, eles vigiam juntos este pequeno pedaço de costa. Fenomenal!

Na próxima semana, a última matéria da série sobre Sintra. Não perca! Até lá!